quinta-feira, 28 de novembro de 2019

CURTINHAS

Punido – Em decorrência da advertência aplicada ao procurador Deltan Dallagnol, na última terça-feira (26), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), em nota, manifestou preocupação com a decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por ferir, segundo a associação, o exercício legítimo do direito de expressão crítica de agentes públicos. Deltan, em uma entrevista de rádio, fez críticas ao Supremo. “Continuarei trabalhando para fazer a minha parte em reduzir a corrupção e a impunidade”, disse Deltan, após o julgamento.

Sítio – O TRF da 4ª Região aumentou a pena do ex-presidente Lula (PT), sobre o sítio de Atibaia, para 17 anos, 1 mês e 10 dias de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A confirmação da sentença surpreendeu as comunidades jurídica e política, que apostavam mais em uma anulação da sentença, pois o processo ouviu delatores e delatados ao mesmo tempo, nas alegações finais, contrariando recente entendimento do Supremo. A nova condenação em segunda instância reforça o enquadramento de Lula na Lei de Ficha Limpa, impedindo o petista de concorrer nas eleições de 2022. O retorno para a prisão, contudo, só poderá ocorrer quando um dos seus processos transitar em julgado.

Abreu e Lima acelerou – Chegando perto da virada do ano, o prefeito Marcos José está com várias obras na cidade. Destaque para construção da área de conveniência na praça Júlia Vicente e na Av Joaquim Nabuco. Já a praça do Alto São Miguel está em reforma em todo vapor. O município tem que comemorar também a inauguração do banco Santander, que além de facilitar a vida da população, gerou vários empregos.

Disputa – Com a morte do vereador Carlos Gueiros, primeiro vice-presidente da Câmara do Recife, o cargo na mesa diretora ficou vago e deu início a uma disputa entre Aerto Luna e Felipe Francismar. Ontem à noite, a bancada do PSB escolheu por 5 votos a 4 o vereador Aerto Luna, que poderá enfrentar Ivan Moraes. A eleição deverá ser realizada na próxima segunda-feira.

RÁPIDAS

Aliança – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou, para a próxima terça (3), o julgamento sobre o uso de assinaturas digitais para registro de novo partido político. O ministro Luís Felipe Salomão pediu vistas do processo de consulta. Em questão, a criação do Aliança pelo Brasil, nova legenda do presidente Bolsonaro, em tempo hábil para disputar as eleições de 2020. Serão necessárias quase 500 mil assinaturas.

Vitória – O prefeito de Vitória de Santo Antão, Aglaílson Junior, chegará em 2020 numa situação muito confortável para tentar a reeleição. Além de a gestão estar funcionando bem, ele não tem nenhum adversário forte para enfrentá-lo no ano que vem.

Inocente quer saber – Lula vai ter quantas condenações por corrupção?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário