sexta-feira, 1 de novembro de 2019

CURTINHAS

Mandato participativo – A participação popular tem sido uma das tônicas do mandato do deputado estadual Delegado Erick Lessa. Enquanto a população reclama do distanciamento dos políticos tradicionais, Lessa sinaliza uma forma diferente de trabalhar. Uma das iniciativas é o projeto Deputado Presente, por meio do qual o parlamentar percorre bairros da periferia de Caruaru para escutar as demandas da população e encaminhá-las aos órgãos responsáveis. Na noite desta quinta-feira, 31, o projeto ocorreu no bairro Santa Rosa. “É momento de oferecer respostas conectadas às reivindicações dos cidadãos”, disse o deputado.

Desagravo – A Associação MP Pró-Sociedade divulgou nota de desagravo à promotora Carmen Eliza Bastos de Carvalho, do caso Marielle, diante “da tentativa de assassinato de sua reputação, apenas por ter exercido seu direito de cidadania ao se posicionar, durante a campanha eleitoral, favorável a um candidato”. Após a coletiva em que isentava o presidente da República, no caso do depoimento do porteiro, a promotora foi alvo de várias matérias negativas na imprensa, apenas por, no dia da eleição em 2018, ter postado foto em rede social com uma camisa da campanha de Bolsonaro (PSL).

Caravana – O governador Paulo Câmara comandará, nesta sexta-feira, às 15h, a primeira Caravana do 13º do Bolsa Família no Recife. A iniciativa estadual, que acontece no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, já passou por mais de 100 municípios pernambucanos, contemplando mais de 400 mil beneficiários, e agora será apresentada agora aos moradores da capital. O objetivo é esclarecer a sociedade sobre o benefício, uma das propostas de governo para este segundo mandato de Paulo Câmara.

Título – Por inciativa do deputado Eriberto Medeiros, a Assembleia Legislativa de Pernambuco concedeu à cantora maranhense Alcione na noite desta quinta-feira o título de cidadã pernambucana. A solenidade foi bastante prestigiada tanto pelos parlamentares quanto pelos artistas e pessoas da sociedade.
Ritmo – O deputado estadual João Paulo Costa (Avante) pretende ampliar o ritmo de ações para fortalecer o diálogo com a sociedade civil organizada, realizando audiências públicas e apresentando projetos de lei que possam fortalecer os laços do seu mandato com os pernambucanos.
RÁPIDAS

AI-5 – A possibilidade do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ser processado criminalmente pela sua declaração sobre o AI-5 é remota, devido à imunidade parlamentar. A Constituição Federal garante que os parlamentares são “invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”. Já a punição no conselho de ética da Câmara dos Deputados seria possível, pois se trata de um juízo meramente político.

Workshop – Com quase o triplo da capacidade inicial de inscrições, o workshop “Eleições 2020 conhecendo as novas regras” realizado ontem na Universo foi um sucesso absoluto. A procura foi tanta que em breve anunciaremos nova edição a ser realizada ainda em 2019.

Inocente quer saber – A Justiça Eleitoral irá permitir que candidaturas coletivas continuem acontecendo em 2020?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário