domingo, 3 de novembro de 2019

Bolsonaro parece investir na própria desestabilização

Instalaram uma metralhadora giratória no Planalto: o governo que investe na desestabilização.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Globo - Por Ancelmo Gois 

Por causa da divulgação do depoimento, posteriormente desmentido pelo MP, de um porteiro envolvendo Bolsonaro no caso Marielle, houve na cúpula do governo quem visse uma tentativa de desestabilizar o país. 

Na verdade, se é que tem alguém investindo na desestabilização, é, infelizmente, Bolsonaro, seus filhos e os seguidores de Olavo de Carvalho na Esplanada dos Ministérios. Vamos ficar num exemplo dessa mesma semana. Em vez de se inspirar na vitória da coalização que aprovou a reforma da Previdência, uma tarefa hercúlea em qualquer parte do mundo, o que se viu dias depois foi uma postagem na rede social do presidente, posteriormente retirada, em que, na prática, dizia ser ele um leão, a única pessoa que presta... o resto são hienas. Como se fosse possível essa vitória histórica no Congresso sem o apoio amplo da sociedade, inclusive da classe política e da imprensa. 

O presidente sempre foi um viciado em arranjar encrencas. Logo depois de sua eleição (com o PT ainda atordoado com a derrota), Bolsonaro foi atrás de novos inimigos, inclusive no Palácio. Essa tendência autodestrutiva do presidente fez o sempre sensato e brilhante Fernando Gabeira ironizar, em fevereiro: “Deixem a oposição trabalhar”. Por que algum errante de fora iria querer desestabilizar o país se no Palácio seu inquilino aposta em dividir a nação. É pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário