quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Iterpe apresentam levantamento sobre conflitos agrários no Estado


A Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA) e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) apresentaram, nesta quarta-feira (2), à Comissão de Mediação de Conflitos do Estado e à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) um levantamento sobre os conflitos agrários em território pernambucano para avaliação de ações a serem adotadas para avaliar saídas negociadas e reduzir os confrontos.

Segundo o estudo, existem atualmente 63 propriedades em disputa em todo o Estado, nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, o estudo realizado é o ponto de partida da avaliação desses conflitos. “A partir desse levantamento precisaremos aprofundar as informações sobre a situação de cada localidade para se buscar alternativas para solução dos conflitos”, explicou.

Também presente no encontro, o secretário de Desenvolvimento Social, Sileno Guedes, propôs a criação de um grupo de trabalho envolvendo os secretários e a Procuradoria Geral do Estado para avaliar a situação desses conflitos. A idéia é envolver, nesse debate, além da SDA e SDSCJ, a Secretaria da Casa Civil, Secretaria da Fazenda, Procuradoria Geral do Estado e Defensoria Pública.

Além dos secretários Dilson Peixoto e Sileno Guedes, estiveram presentes na reunião o presidente do Iterpe, Altair Correia; o secretário-executivo de Agricultura Familiar da SDA, Gleybson Neves; o gerente geral de Articulação e Mediação de Conflitos da SDSCJ, Josenildo Sinésio; e o corpo técnico do Iterpe e das secretarias de Desenvolvimento Agrário e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário