sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Riacho das Almas é destaque mais uma vez em revista do COSEMS – PE


Imprensa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco foi conhecer o projeto vencedor de mostras estadual, regional e nacional de experiências exitosas do SUS

A saúde em Riacho das Almas mais uma vez é destaque em Pernambuco. Nesta quinta-feira (10) a secretária de Saúde Scheyla Gonçalves e o articulador do projeto “Mulheres do Vitorino” Neto Lopes receberam a equipe de comunicação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS - PE), que veio conhecer de perto o projeto premiado em Pernambuco, no Nordeste e em nível nacional que através da formação de mulheres para a viabilização de uma fonte de renda, pôde diminuir o uso de ansiolíticos de uso controlado.

A equipe de comunicação do COSEMS-PE foi conduzida pelos profissionais da Secretaria de Saúde até a comunidade do movimento Hare Krishnna Vraja Dhama em Serra dos Cavalos, reserva ambiental na localizada na Zona Rural de Caruaru. Lá, as mulheres aprenderam no início do ano a produzir coxinhas e pizzas veganas usando jaca e macaxeira, além de doces de abacaxi.

Na visita, o grupo conheceu o templo religioso do movimento Hare Krishna, realizou práticas de meditação e almoçou uma refeição vegana produzida na própria comunidade. A educadora popular e oficineira responsável pela condução do curso Priya Manjari, explicou como o trabalho foi realizado: “A gente trabalha um resgate da autoconfiança, do amor próprio, a valorização da mulher. Fazer um trabalho assim é transformar o mundo em um lugar melhor pra viver, porque a partir disso a saúde e a autoestima delas pôde ser restabelecida”, afirmou.

A reportagem produzida será lançada na revista anual do COSEMS - PE, que deve começar a ser distribuída dentro do 71º Encontro das Secretarias Municipais de Saúde, a ser realizado em Arcoverde no fim de novembro. “Riacho das Almas foi o único município premiado nas três mostras de experiências do SUS do ano. Desde que eu conheci esse trabalho realizado aqui, vi que essa experiência tem um caráter de cidadania e de ajuda ao próximo”, elogiou a jornalista Maria Clara Albuquerque.

O trabalho “Saúde Mental e Economia: Uma Experiência de Integração do Cuidado e Empoderamento Social no município de Riacho das Almas” foi um dos vencedores nos encontros Estadual, Norte e Nordeste e Nacional das Secretarias Municipais de Saúde como uma das melhores experiências desenvolvidas pelo SUS em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário