domingo, 27 de outubro de 2019

Economia de recursos, iluminação pública, infraestrutura e questão hídrica são temas debatidos na 3ª reunião do 4º período na Casa Miguel Lucas de Araújo, confira.

Resumo Parlamentar
Claudinho de Tontom (PSD) – A iluminação pública foi tema do discurso do vereador que falou sobre a lei 1462/2003 que regulamenta o setor em Taquaritinga do Norte. Cobrou as ações de manutenção das vias públicas que carecem de iluminação adequada, além do valor da cobrança, que segundo o parlamentar, é elevado e desigual, sendo necessária a revisão da matéria para que pessoas com renda baixa possam ter redução dos valores em suas contas de energia. Cobrou do poder executivo essa análise para que em alguns casos específicos a cobrança seja zerada, uma medida que atingiria diretamente a população carente da cidade.
Oscar Miguel (PSC) – Relatou que os investimentos e seu trabalho no setor de saúde continuam beneficiando a população. A presentou solicitação através de requerimento indicação número 467/2019 para que seja adquirido veículo utilitário para a Guarda Municipal que percorra a zona rural do município com maior celeridade para tornar mais eficientes o atendimento das ocorrências. Na indicação 468/2019, pede a entrega mensal de medicações aos pacientes que são acometidos por doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, diretamente em suas residências, facilitando o atendimento.
Dé Cumaru (PSD) – Defendeu seu requerimento indicação número 466/2019 solicitando a construção de um portal na entrada do distrito de Gravatá do Ibiapina, bem como um busto do Padre Ibiapina que foi um exemplo de devoção e fé para os fiéis do município. Esta ação, conforme explicou o parlamentar, tem por objetivo criar um atrativo a mais e valorizar a imagem da localidade tanto para os moradores quanto para os turistas que lá frequentam. Pediu sensibilidade ao prefeito de Taquaritinga do Norte para que aprecie com atenção especial a solicitação.
Professor Jurandi (PTB) – O presidente do legislativo municipal cobrou ações emergenciais para que a gestão municipal agilize a organização dos nomes de ruas do município, porque moradores de localidades variadas, enviaram reclamações sobre a demora da entrega das correspondências por falta de identificação dos logradouros públicos, ou até casos de várias ruas com a mesma denominação. Reforçou um pedido já realizado para que a prefeitura envie um relatório completo e detalhado com o nome das vias para que sejam inseridas e atualizadas suas respectivas identificações. Na ocasião, Professor Jurandi aproveitou para apresentar o repasse de 107 mil reais para a prefeitura, resultados de economias realizadas em sua gestão para que possam ser revertidas em ações que contemplem diversas comunidades.
Eraldo de Pedra Preta (PTN) – Iniciou seu uso na tribuna da Casa Miguel Lucas de Araújo se solidarizando com os familiares das vítimas de um trágico acidente ocorrido no último final de semana na BR-104 que vitimou moradores de Taquaritinga do Norte. Agradeceu ao prefeito Lero pelas benfeitorias realizadas nas comunidades rurais do Jerimum, Algodão e Fazenda São Paulo entre outras que receberam as maquinas para requalificação das estradas que ligam a região. Ainda na pauta de infraestrutura, o parlamentar citou as ações promovidas na comunidade dos Oitis que também recebeu melhorias em suas vias. Apresentou requerimento indicação 464/2019 no sentido de que seja construída praça com bancos, canteiro para crianças, postes de ferro com luminárias na comunidade das Piranhas, próximo ao Poço das Pedras, na zona rural do município.
Rogéria de Zeca (PSDB) – A vereadora também foi solidária com os familiares das vítimas do acidente ocorrido na BR-104. Em sua pauta legislativa, apresentou o trabalho realizado na saúde pública de Taquaritinga do Norte através da Atenção Básica, em especial, sobre a cobertura de 100% das unidades que prestam serviços de saúde bucal, além da existência de um centro de atendimento especializado em atendimento odontológico. Foram realizados mais de 150 mil reais em investimentos e as unidades contam com raio-x, com ambientes climatizados e que realiza um trabalho de produção e entrega de próteses que já atendeu quase mil pacientes. Enfatizou o programa “Linguinha Feliz” que realizou mais de 300 testes em crianças para detectar anormalidades bucais.
Borges (PSD) – O parlamentar também se solidarizou com familiares que perderam precocemente parentes no trágico fato ocorrido na final do último sábado (19). Aproveitou seu tempo na tribuna e lembrou da passagem do aniversário do ex-vereador Luquinha da Saúde. Rebateu discursos sobre estradas da zona rural que estariam recebendo melhorias mas ressaltou que seus requerimentos pessoais e até em conjunto com os demais vereadores não são atendidos pela prefeitura e isso não prejudicaria Borges e sim, a população que precisa que as ações cheguem em todas localidades que necessitem. Citou a ausência de obras de infraestrutura, em especial nas estradas das localidades Cajá, Lagoa Funda e Gameleira.
Helio de Novo (SD) – O vereador colocou em discussão requerimento (472/2019) solicitando a prefeitura municipal a instalação de letreiro turístico com a frase “Capital da Camisaria”, no alto da Serra do Cruzeiro, no distrito de Pão de Açúcar. Também apresentou indicação 437/2019 encaminhado ao executivo que analise a possibilidade de inserir no concurso público que será realizado em Taquaritinga do Norte, mais guardas municipais para atuar no enfrentamento à criminalidade. Reconheceu o trabalho realizado pelo atual efetivo, porém, destacou o número insuficiente para cobertura de todo território da cidade. Apresentou pedido de informação sobre o valor do aluguel do veículo que está recolhendo lixo que está sendo enviado para um terreno às margens da BR-104 antes de ir para o aterro sanitário em Caruaru, bem como a identificação do proprietário do veículo que realiza essa coleta.
Geovane (PR) – Falou sobre a questão hídrica e a retirada de água da barragem de Mateus Vieira. Informou que segundo a Compesa, esta água é para atendimento de órgãos públicos de Santa Cruz do Capibaribe e caso seja necessário, atenderá Taquaritinga do Norte também. Deu a notícia sobre a adutora do Alto Capibaribe explicando que Vila do Socorro será a primeira localidade beneficiada, já que haverá a reversão para Mateus Vieira vai passar primeiro por lá e depois chegará nas demais localidades, faltando apenas 1,5 km de tubulações para serem implantadas. Com relação ao campo de Pão de Açúcar, as obras serão retomadas na próxima semana e a prefeitura já fez o aditivo para que as obras sejam concluídas para valorizar os desportistas de Taquaritinga do Norte.
João Eugênio (PPS) – O líder do governo na Casa Miguel Lucas de Araújo enfatizou as ações que vem sendo desenvolvidas em todos os setores de Taquaritinga do Norte, relatando que a gestão foi reconhecida como uma das mais transparentes de Pernambuco. Que os 130 milhões que já entraram nos cofres públicos estão sendo investidos em saúde, educação, turismo e infraestrutura. Segundo Eugênio, as ações desenvolvidas são reconhecidas pela população. Com relação aos debates acerca da destinação do lixo, informou que o material antes de ser enviado para o aterro sanitário tem que ir a um local específico e ser separado. Falou sobre a aprovação da lei sobre o controle hídrico municipal que estabelece uma tarifa para quem retirar água dos mananciais da cidade para outros municípios. 
Demir (PMDB) – O parlamentar apresentou matérias voltadas para melhorias da infraestrutura e de saúde pública através do requerimento indicação 470/2019 que solicita a realização da pavimentação e saneamento básico da avenida Dr. Lucídio Andrade de Assis, bem como a pavimentação da rua Maria do Socorro Celestino (471/2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário