quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Controle interno do Estado em debate na SCGE

Mais de 80 representantes de Unidades de Controle Interno (UCIs) de instituições do Poder Executivo Estadual estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, dia 17, no auditório da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), no bairro do Espinheiro, Recife. Eles participação da 3a Reunião Técnica das UCIs, em 2019, promovida pela Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE). Em pauta, o resultado da adequação das unidades ao Sistema de Controle Interno (SCI), dentre outros temas.

O encontro foi aberto pela secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet, que enfatizou a importância do trabalho desenvolvido para manter o bom desempenho da administração pública de Pernambuco. “É grande a satisfação em ver o nosso auditório cheio. Prova que cada dia mais estamos conseguindo ampliar o controle interno nas secretarias. Um projeto que começou em 2017 e que remodelamos no início deste ano, com o propósito de nos aproximarmos ainda mais das unidades, fortalecendo e disciplinando esta cultura tão importante na gestão pública”, ressaltou.

Em sua fala, a secretária Érika antecipou que na próxima semana uma equipe de auditores deve começar a realizar pesquisa para avaliar o trabalho desenvolvido pela Controladoria. “Eu irei pessoalmente, junto com Hugo Santiago, diretor de Auditoria da SCGE, em cada secretaria para fazer a apresentação desse trabalho e também sensibilizar os secretários de Estado, quanto a relevância do papel das UCIs na administração pública”, disse.

Já Elisângela Lôbo, que responde pela DMAC, falou sobre o SCI e relatou o alinhamento feito junto ao Tribunal de Contas (TCE) e o report das ações da UCIs. Anunciou também que no início de 2020 será feita a premiação das unidades gestoras.

O evento foi marcado, ainda, pelas palestras de Paulo Barbosa, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que abordou o tema “Funções da Segunda e Terceira Linhas de Defesa”; de Ricardo Miranda, coordenador de Atos de Correição e Tomada de Contas Especial da SCGE, que explanou sobre “A correição sob a perspectiva do SCI na SCGE”; e de Luzy Maciel, gerente de Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), falando da “Importância do Planejamento Estratégico nas instituições”.

Encerrando a programação, Elisângela Lôbo anunciou os eventos programados para o mês de novembro. Dias 07 e 08, acontecerá a oficina “Conhecendo os macroprocessos: atualização da página da LAI e elaboração do PACI”; e no dia 20, haverá o “Encontro de Boas Práticas”. Já a 4a Reunião Técnica das UCIS será no dia 16 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário