domingo, 13 de outubro de 2019

Casa Miguel Lucas de Araújo promove primeira reunião do 4º período legislativo

Foi realizada na quinta-feira (10), a sessão plenária do legislativo de Taquaritinga do Norte, confira o resumo da pauta parlamentar.

Resumo Parlamentar


Borges (PSD) – O vereador ressaltou que realizou caminhadas em localidades do município, em especial, nas comunidades do Badoque e do Cruzeiro onde encontrou inúmeras dificuldades dos serviços públicos que deveriam ser prestados para a população, a exemplo de ruas com esgoto a céu aberto e dejetos que são jogados numa barragem próxima ao local, fato que prejudica a saúde pública dos moradores que sofrem com a fedentina. Outro ponto citado foi a falta de água no chafariz que deferia estar abastecendo os moradores. Finalizou sua fala ressaltando para onde foi destinado os 130 milhões que já foram administrados pela Prefeitura.


Dé Cumaru (PSD) – Segundo o vereador, o Distrito de Gravatá do Ibiapina sofre com o que chamou de “desmantelo”, por parte da gestão municipal que teria iniciado obras que não foram terminadas causando transtornos aos moradores. Citou o exemplo da praça que está sendo construída há oito meses e que só 30% da obra está concluída, o que compromete a mobilidade do local. Denunciou que a legislação municipal direcionada ao meio ambiente está sendo desrespeitada com a derrubada de arvores de forma irregular.


Eraldo de Pedra Preta (PTN) – O vereador comentou sobre sua visita realizada na zona rural de Taquaritinga do Norte, iniciando pelo Jerimum onde observou esgoto exposto que gera muitas reclamações por parte dos moradores. Na comunidade do Algodão cobrou também que recursos do FEM sejam revertidos para ações de infraestrutura no setor, que incluiriam obras de saneamento e pavimentação. Cobrou também a urgente requalificação da praça na comunidade. Parabenizou os conselheiros tutelares eleitos no último processo de escolha realizado no final de semana. Apresentou requerimentos com destaque para o número 444/2019 que propõe a criação da Casa Municipal do Idoso, uma instituição pública voltada ao serviço social e acolhimento.


Professor Jurandi (PTB) – O presidente da Casa Miguel Lucas de Araújo abriu seu discurso apresentando o requerimento indicação 443/2019 que tem por objetivo a realização de um levantamento a ser realizado em todas as unidades básicas de saúde para que seja resolvida a imediata reposição de todos os itens necessários para o bom andamento da prestação de serviço para a população. Informou que existe a necessidade de instalação de aparelhos de ar-condicionado para salas de atendimento, bem como nos locais onde são armazenadas material perecível como vacinas. Jurandi se colocou à disposição para auxiliar com as parcerias de recursos economizados em sua gestão para que retornem para o povo em forma de benefícios. Disse que está fazendo seu papel de fiscalizar o patrimônio que é do povo para que os recursos sejam corretamente aplicados.


Hélio de Novo (PSB) – Parabenizou a Guarda Municipal pelo trabalho que vem desenvolvendo em Pão de Açúcar, e que a atuação ostensiva já está sendo vista pela população, porém, ressaltou não entender a demora para a ativação do efetivo de forma tão tardia visto que muitos crimes cometidos poderiam ter sido evitados. Ainda informou a necessidade de ampliação do efetivo que é reduzido para atender todo território de Taquaritinga do Norte. Criticou a postura de parlamentares da situação que, segundo Hélio, se apresentariam como donos de ações realizadas pela Prefeitura, informando que teriam setores do governo que seriam direcionados para parlamentares tirarem vantagens políticas em departamentos que cuidam, por exemplo, dos caminhões pipa e da máquina patrol.


João Eugênio (PPS) – O líder do governo na Casa Miguel Lucas de Araújo iniciou seu discurso enaltecendo a prestação de contas realizada pela Secretaria Municipal de Saúde referente ao segundo quadrimestre do ano que, segundo o parlamentar, apresentou números positivos em relação aos atendimentos à população. Lembrou da forte atuação da Guarda Municipal citando os resultados reais com relação a sensação de segurança promovida pela gestão. Continuou informando que o distrito de Pão de Açúcar se transformou em um canteiro de obras com o asfaltamento de vias em pleno vapor e que mais ações estão por vir pois é uma demanda da população que a cada dia que se passa está mais exigente.

Claudinho de Tontom (PSD) – O jovem parlamentar abriu sua fala dando ênfase a retomada dos trabalhos legislativos, enaltecendo a importância do papel do vereador para elaborar leis e fiscalizar as ações do executivo municipal. Reforçando que as instituições devem trabalhar sempre em harmonia para exercer o seu principal ofício que é o de servir à população. Falou sobre a chegada para apreciação das leis orçamentárias, que definem as metas e direcionamentos das ações da gestão pública na cidade. Aproveitou seu tempo de fala também para cobrar mais investimentos em pavimentação que é uma dais principais cobranças da população. Parabenizou a Guarda Municipal pela atuação no enfrentamento à criminalidade, ainda que trabalhe com número pequeno de efetivo, o guardas arriscam suas vidas em defesa da sociedade.


Oscar Miguel (PSC) – Foi solidário aos familiares de três pessoas que perderam suas vidas em trágico acidente ocorrido na BR-104. Em seguida, parabenizou os conselheiros eleitos para defender os direitos das crianças e adolescentes. Respondeu sobre a questão da comunidade Cruzeiro informando que a demanda sobre o abastecimento já foi encaminhada para a Compesa e aguarda uma resposta e solução na questão da água para os moradores do local. Apresentou requerimento indicação para pavimentação da Rua José Pedro da Silva, ligando com a rua Bela Vista em Pão de Açúcar (448/2019), bem como solicitou a implantação um Centro de Atenção Ginecológica, que realize exame de ultrassonografia, mamografia e os procedimentos preventivos para a saúde da mulher.


Rogéria de Zeca (PSDB) – Parabenizou o pároco de Taquaritinga do Norte, Padre Pedro, pela realização de mais uma edição da Romaria que Frei Damião, que é um momento de fé e devoção cristã. Em nome da casa solicitou uma moção de aplauso ao representante do Ministério Público em Taquaritinga do Norte, o promotor Hugo Eugênio, pela condução responsável e transparente no processo de escolha dos conselheiros tutelares. Parabenizou os eleitos e também citou em sua fala o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal que em pouco tempo já apresenta resultados positivos.


Demir (PMDB) - Apresentou requerimento indicação conjunto com a vereadora Rogéria Cristina (450/2019), no sentido de que sejam feitos complementos dos calçamentos das ruas do bairro Amorim, da rua que dá acesso ao Santuário Mãe Rainha, rua de “Silvinho”, ao lado do CAIC, além de todas ruas no entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário