segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário visitam Feira Agroecológica de Surubim


Órgão reforça apoio aos agricultores familiares para o fortalecimento da agroecologia

              Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) visitaram a Feira Agroecológica de Surubim, na última semana. A feira, que começou suas atividades em 24 de julho, acontece todas as quartas, no horário das 6h as 12h, na Praça do Estefânia, onde são comercializados produtos hortifrutigranjeiros, como hortaliças, tubérculos, frutas da época, produtos de origem animal e produtos beneficiados, além do artesanato produzido na região.

O evento, que se consolida como um instrumento da garantia de segurança alimentar e nutricional para a população, é realizado pela Prefeitura Municipal de Surubim, em parceria com o Banco do Nordeste, Centro Sabiá, Agroflor e Governo do Estado, por meio da SDA e suas vinculadas, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA); em articulação com o território (formado pelos municípios de Bom Jardim, João Alfredo, Surubim, Cumaru, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério e Orobó).

Participaram do evento os representantes da SDA, Mailson Pedro Rodrigues, gerente de Processos Agroecológicos; e Renato Juliano; superintendente de articulação da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, além dos representantes do IPA Silvana Lemos, assessora da Diretoria de Extensão Rural; Bruno Borba, gerente regional de Surubim; e Genil Gomes, coordenador técnico do Projeto Dom Hélder. Também esteve presente o coordenador da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Surubim, Paulo Bandeira.

A equipe visitou a feira, conversando com os agricultores e degustando os produtos oferecidos, a exemplo do pastel e do suco da palma. “Neste momento, reforçamos o compromisso de apoiar essa articulação através da entrega de 15 estruturas de feira (compostas por barraca, balança e caixas), que vai melhorar o processo de comercialização das famílias agricultoras”, pontuou Mailson Pedro.

Em seguida, o grupo conheceu o projeto do Caju Precoce, realizado pela prefeitura, na comunidade de Tabu. “É uma alegria ver que a cultura do caju, tão sacrificada nos últimos anos pelos grandes períodos de estiagem, está sendo fortalecida por este importante projeto, muito enriquecedor para a região”, finalizou o gerente de Processos Agroecológicos da SDA.

A visita é uma ação que integra o Programa Circuito Pernambuco Orgânico, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, que visa fortalecer os processos de comercialização através das feiras orgânicas/agroecológicas do Estado. A execução dos trabalhos é de responsabilidade da Gerência de Processos Agroecológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário