domingo, 8 de setembro de 2019

Dia "D" de Vacinação contra o Sarampo em Taquaritinga do Norte


A Secretaria Municipal de Saúde de Taquaritinga do Norte (SECSAU) promoveu neste sábado feriado de 7 de setembro o Dia “D” para reforço da vacinação contra o Sarampo. Todas as Unidades de Saúde no município estiveram abertas das 8h até as 17hrs. A população na faixa etária de 6 meses até os 59 anos foram imunizadas. Foram aplicadas 2134  doses de vacina Tríplice Viral.

Durante todo o dia deste sábado 7 de setembro, os Postos de Saúde no município (sete no total) estiveram abertos das 8h até as 17hrs realizando a imunização contra o Sarampo na população com faixa etária de 6 meses até 59 anos

Nesse Dia “D” de reforço de vacinação,  foram aplicadas 2134 doses da vacina Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. A decisão para o reforço extra aconteceu depois de uma reunião do prefeito Ivanildo Mestre- Lero, a secretária Municipal de Saúde Poliana Santana e o vereador Geovane P. Cézar com  o governador Paulo Câmara  e o secretário Estadual de Saúde André Longo. 

Na oportunidade, ficou acertado o envio de 28,5 mil doses de vacina e de se estender no município a faixa etária de imunização para 59 anos.

Desde o último dia 30 de julho, diante do primeiro caso notificado, o município vêm realizando  em  parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) diversas ações como  bloqueio vacinal desses casos e de seus contactantes, intensificação de vacinação da população,  varredura casa a casa e a vacinação em creches e escolas.

Para realizar o Dia “D” neste sábado, feriado da Independência, a SECSAU mobilizou toda a equipe das Unidades Básicas de Saúde (UBS), além dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) envolvendo cerca de 50 profissionais. “Nossos esforços iniciaram antes mesmo do Dia “D”, com nossas estratégias de vigilância, como o bloqueio vacinal dos casos suspeitos, a varredura casa a casa, além de somar forças para agilizar a coleta dos exames com o intuito de fechar o mais rápido possível os diagnósticos. Com as doses extras enviadas pelo Governo, nós estamos preparados para vacinar mais de 10 mil munícipes, já pensando no público prioritário que necessitará tomar a segunda dose da vacina”, pontua a secretária de Saúde de Taquaritinga do Norte, Poliana Andrade. 

No início da próxima semana, o município continuará com as ações. “Cada unidade de saúde ficará responsável pela varredura casa a casa na sua área de abrangência. Até o início da tarde, os postos funcionarão normalmente. Depois a equipe de enfermagem e os ACSs irão de porta em porta avaliando as cadernetas de vacinação, imunizando, assim, aqueles que estão desprotegidos”, explica a gestora. 

A secretária de Saúde Poliana agradeceu o trabalho dos servidores envolvidos na ação. “O resultado positivo que estamos conseguindo alcançar é consequência do esforço de toda uma equipe que se envolveu com muita dedicação. Fica o registro e os nossos agradecimentos aos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, ACSs, motoristas, a Imprensa, a coordenadora do Programa de Imunização (PNI) Katiane Dantas e ao coordenador de Vigilância e Saúde Gustavo Alves, enfim, a todos os envolvidos”, frisou a Secretária.

O trabalho foi acompanhado de perto por uma equipe da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), unidade administrativa do Estado à qual Taquaritinga do Norte está vinculada. “Estamos no município para dar o apoio técnico necessário, realizando a logística dos imunobiológicos e os insumos essenciais para o aporte laboratorial no que diz respeito ao diagnóstico do sarampo. Também está em contato com todos os municípios da IV Geres para redefinir nossas estratégias de vigilância, considerando a nossa atual realidade”, reforça a coordenadora de Vigilância em Saúde da IV Geres, Conceição Maciel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário