quinta-feira, 26 de setembro de 2019

CURTINHAS

Fundaj – O advogado Wagner Maciel, que assumiu a Diretoria de Formação Profissional e Inovação da Fundaj, em parceria com o presidente Antonio Campos, está articulando uma série de cursos de qualificação para funcionários do órgão e inscritos externos, visando aproximar a ainda mais a entidade da sociedade.

Goleada – Nome escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para a Procuradoria Geral da República, Augusto Aras foi aprovado no plenário do Senado, nesta quarta-feira (25), com 68 votos favoráveis, dez contra e uma abstenção, em votação secreta. O número impressiona, pois o Senado tem 81 senadores. Ele precisava de apenas 41 votos. Além da Procuradoria Geral da República, Aras vai presidir também o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a quem cabe julgar administrativamente as denúncias contra os procuradores da Lava Jato.

Indignação – Desembargadores e juízes pernambucanos, em nota oficial, se manifestaram sobre a derrubada dos vetos ao projeto de lei sobre abuso de autoridade. “A Associação dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE) externa sua indignação com o Congresso Nacional, que derrubou 18 vetos do presidente Jair Bolsonaro, principalmente os que afetam o exercício da atividade jurisdicional. A atitude do Congresso Nacional de retaliar o trabalho do Judiciário atinge não só os agentes públicos comprometidos com a Justiça, mas todos os brasileiros que elegeram seus representantes em 2018 com a promessa de renovação política e do fortalecimento do combate à corrupção”, criticam os magistrados, através da associação da categoria.

Constrangimento – Pela primeira vez o deputado Alberto Feitosa externou publicamente o que quase todos os deputados estaduais sentiam e falavam em reserva a respeito do mandato das Juntas. Como todos sabem, só existe formalmente uma deputada que é Jô Cavalcanti, mas as suas assessoras querem agir como se oficialmente fossem deputadas sem efetivamente serem. O presidente Eriberto Medeiros será obrigado a se posicionar sobre o caso, uma vez que vem causando muito constrangimento aos parlamentares.

RÁPIDAS

Trindade – O advogado Tarcísio Miranda está se movimentando para disputar um mandato de vereador na cidade nas eleições de 2020. Ele é neto do ex-prefeito Marcos Pereira Lima e pode ser um dos mais votados do pleito municipal do ano que vem.

Mantido – O presidente Jair Bolsonaro anunciou que manterá o senador Fernando Bezerra Coelho na condição de líder do governo após a operação da PF na semana passada. Bolsonaro sabe que Fernando é uma peça fundamental para a sua governabilidade e perdê-lo neste momento seria muito ruim para a aprovação das reformas.

Inocente quer saber – Bolsonaro acertou ao manter Fernando Bezerra Coelho na liderança do governo no Senado?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário