terça-feira, 24 de setembro de 2019

CURTINHAS

Abuso – Convocada sessão do Congresso Nacional para analisar, nesta terça-feira (24), os vetos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao projeto de lei que pune o abuso de autoridade. O anúncio da convocação da sessão do Congresso foi feito na manhã desta segunda-feira (23), pelo presidente do Senado e do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). A votação dos vetos ocorrerá quando o presidente da República se ausentou do país, para discursar na ONU. Os vetos podem ser derrubados se obtiverem maioria absoluta dos senadores e deputados federais.

Embaixadores – O projeto Embaixador Honorífico do Turismo Brasileiro dará importante passo neste próximo sábado (28). O artista Romero Britto, o lutador Vitor Belfort e o produtor Frederico Lapenda serão oficializados no cargo pelo presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto.  A cerimônia ocorrerá nos Estados Unidos, na cidade de Miami. Os empossados farão parte de um seleto grupo de artistas e celebridades escolhidas para, voluntariamente, divulgarem o Brasil e suas belezas em suas redes sociais e eventos. Eles se juntam ao ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, ao lutador Renzo Gracie, ao biólogo Richard Rasmussen, ao cantor Amado Batista e à dupla sertaneja Bruno e Marrone.

Espionagem – Documentos que ficaram guardados por mais de 30 anos nos arquivos da reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comprovam que diversos estudantes daquela instituição, na década de 1980, eram vigiados pelo Serviço Nacional de Informação, antigo SNI, hoje Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O anúncio foi feito pelo vereador João da Costa (PT), baseado em matéria publicada pelo site Marco Zero Conteúdo. De acordo com o petista, o coronel Clidenor de Moura Lima, que ficava à frente do serviço de espionagem da SNI, pedia informações sobre universitários e ditava decisões administrativas e educacionais para a UFPE.

Passagens – Tem sido um grande problema para quem pretende viajar à cidade de Petrolina de avião. Ultimamente os voos para a capital do São Francisco partindo do Recife estão beirando os R$ 3 mil, praticamente equiparando-se a viajar aos Estados Unidos. Os preços praticados pelas companhias aéreas estão inviabilizando até os negócios da cidade.

Aplauso – Por iniciativa do vereador Marquinhos da Garagem, a Câmara Municipal de Bonito aprovou um voto de aplauso para o Blog Edmar Lyra pela nossa atuação levando informação de qualidade sobre a política pernambucana. Fica o nosso agradecimento ao vereador pela sugestão e a todos os integrantes da Casa que aprovaram a moção.

RÁPIDAS

Usina Nuclear – Em meio às discussões sobre a implantação de uma usina nuclear em Itacuruba, um grupo de deputados estaduais, incluindo Antonio Fernando e Alberto Feitosa, viajará ao Rio de Janeiro para conhecer as usinas de Angra I, II e III.

Previdência – Ficou para amanhã a votação da Reforma da Previdência em primeiro turno no Senado Federal. Inicialmente ela estava prevista para ontem, mas o presidente Davi Alcolumbre optou por deixá-la amanhã alegando a sessão do Congresso Nacional que ocorrerá nesta terça-feira.

Inocente quer saber – Como Jair Bolsonaro se comportará nos Estados Unidos?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário