quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Bolsonaro tenta acordo sobre abuso de autoriadade

Bolsonaro escala aliados e tenta acordo com Congresso em projeto que pune abuso de autoridade.

Folha de S. Paulo - Painel

Por Daniela Lima

Às vésperas de decidir a amplitude do veto que vai impor ao projeto que pune o abuso de autoridade, Jair Bolsonaro tentou acomodar posições divergentes. O presidente escalou o ministro Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) para falar com a cúpula do Congresso: Rodrigo Maia (DEM-RJ), na Câmara, e Davi Alcolumbre (DEM-AP), no Senado. Deste segundo, de acordo com aliados, recebeu uma lista com sugestões de artigos que poderiam ser limados sem abalar a relação com o Congresso.

Aliados de Maia e Alcolumbre esperam que o presidente acolha sugestões do Congresso e opte por um veto “meio-termo”: que atenda parte de sua base, mas sem melindrar partidos de centro-direita. Algo muito amplo reforçaria a tese de que Bolsonaro “só joga para a torcida”.

Após o presidente afirmar, na manhã desta terça (3), que vetaria cerca de 20 itens do texto, siglas de centro rapidamente esboçaram reação. Pediram que o governo retirasse a urgência de projeto que trata do pagamento de peritos para causas de segurados contra o INSS.

O objetivo era adiar a votação para depois do anúncio dos vetos. O Planalto então sinalizou que a mudança não seria drástica e o cronograma foi mantido.

Inserido com anuência do governo, dispositivo do projeto dos peritos que facilitava o acesso da União a dados sigilosos de contribuintes foi derrubado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário