segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Secretário Dilson Peixoto anuncia ações para o fortalecimento da agricultura familiar na região do Araripe durante 17 ª Expo Granito


Abertura do evento foi realizada na presença de autoridades estaduais, municipais e demais convidados

  Atendendo a convite da gestão municipal de Granito, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, participou da abertura da 17 ª Expo Granito, uma das exposições mais tradicionais do Sertão do Araripe. Ao lado dos deputados estaduais Doriel Barros e Dulcicleide Amorim, além do prefeito João Bosco, o gestor da pasta anunciou uma série de ações para o fortalecimento da agricultura familiar em toda a região, incluindo obras hídricas, importantes para auxiliar os homens e mulheres do campo na convivência com os períodos de estiagem.

  Em seu discurso, o secretário parabenizou a gestão municipal por propiciar à população de Granito e municípios vizinhos um grande evento a cada ano, com a possibilidade de geração de muitos negócios.  Na ocasião, Dilson Peixoto também trouxe boas notícias para os agricultores e agricultoras de toda a região, a exemplo da entrega de kits de irrigação e da implantação de pequenas barragens e sistemas simplificados de abastecimento de água (SSAA), dentro do Programa Água para Todos, e da implantação de cisternas de 52 mil litros, chamada 2 ª água, que estão apenas no aguardo da liberação da análise do termo de referência, por parte do Governo Federal, uma vez que os recursos já estão na conta do convênio.

“Por determinação do governador Paulo Câmara, trabalhamos intensamente desde que assumimos a pasta no mês de janeiro, priorizando a agricultura familiar, para a execução de ações, obras e projetos que possam fazer a diferença na vida dos que mais precisam, sempre buscando aproximação e parcerias com as prefeituras, lideranças e movimentos sociais”, afirmou Peixoto. 

  Estão previstas ainda outras ações no âmbito das vinculadas da secretaria. O Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe) vai entregar 440 títulos de domínio (definitivos, com registro em cartório), beneficiando famílias que vivem em áreas rurais de Araripina, Bodocó e Ouricuri. Já o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) prevê o plantio de 25 mil raquetes de palma e a implantação de uma unidade de produção de palma, além do lançamento do programa PAA Alimentos, onde 18 produtores fornecerão alimentos para seis entidades do município.

  Um dos eventos mais esperados da região e que atrai visitantes de vários municípios,  a  17 ª Expo Granito acontece até este domingo (11) no Parque de Exposição Agamenon Vieira de Araújo. Com um público estimado em 50 mil pessoas nos três dias de evento, a movimentação financeira da festa fica em torno de R$ 1 milhão. Há exibições e concursos de cerca de 600 animais, com premiações para os melhores exemplares de caprinos e ovinos. O IPA esteve presente ao evento com seu escritório itinerante, para atualização, emissão e desbloqueio das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP). Na abertura, também participaram Odacy Amorim, presidente do IPA; vereadores; representantes de associações e lideranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário