O maior desafio da Educação em Pernambuco é atuar junto aos municípios para melhorar os índices educacionais e aproximá-los do patamar dos registrados no Ensino Médio. A constatação foi feita durante a apresentação dos indicadores educacionais do Estado, feita pelo secretário estadual de Educação, Fred Amancio, aos deputados estaduais em reunião da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa (Alepe).
“Nosso maior desafio é que os estudantes estejam sem perder nenhum ano desde cedo, reduzindo os números nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dialogamos com as redes municipais para realizar esse trabalho”, esclareceu o secretário.
De acordo com Amancio, no Ensino Médio, Pernambuco tem a menor taxa do País em relação ao abandono escolar (1,2%) e à distorção idade-série (27,6%), além do maior índice nacional de aprovação (94%). “Desde 2013, Pernambuco tem a menor taxa de abando escolar do País e a maior de aprovação no Ensino Médio”, revelou o secretário.
O gestor pontuou ainda que Pernambuco é o “único estado que avançou todos os anos no Ideb e o único que bateu a própria média, em um País que, nos últimos três anos, está estagnado nos índices do Ensino Médio”. A nota do Estado no Ideb saiu de 2,5 em 2007 para 4,5 em 2017, no Ensino Fundamental, além de ir de 2,7 para 4,0, no Ensino Médio, no mesmo período.
“Além de melhorar na média, melhoramos no conjunto geral das escolas e dos estudantes pra ter um ensino cada vez mais igual. Não é apenas o estudante estar na escola. É estar na escola, com qualidade e na idade certa”, destacou.
Durante a reunião da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, Amancio entregou aos deputados um relatório com os indicadores educacionais dos últimos quatro anos e apresentou os dados de 2018. A prestação de informações está prevista na Lei de Responsabilidade Educacional (Lei Nº 15.632/2014).
De acordo com o presidente do colegiado, deputado Romário Dias, os dados apresentados irão subsidiar os trabalhos da Comissão. “Foi uma apresentação muito proveitosa e o secretário esclareceu todos os pontos dos indicadores educacionais, além de nos entregar um relatório completo que irá fazer com que a Comissão avance cada dia mais. Esses números mostram que as crianças e os jovens estão aprendendo e se capacitando para progredir, chegar até o Enem e seguir em qualquer carreira que abracem. Não há avanço em um Estado ou País que não passe pela melhora dos números educacionais”, concluiu o parlamentar.
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