domingo, 25 de agosto de 2019

Prefeitura do Ipojuca adere ao Plano de Eliminação da Hepatite C da OMS


A Prefeitura do Ipojuca aderiu, nesta sexta-feira (23) a proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) de implantar o Plano de Eliminação da Hepatite C no município. A prefeita Célia Sales recebeu o infectologista Dr. Demétrius Montenegro, referência no estado, e parte da equipe do Serviço de Assistência Especializada em HIV-AIDS (SAE ) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde municipal. No mesmo dia, foi realizado o I Encontro sobre Hepatites Virais em Ipojuca para capacitar a rede de saúde municipal que ficará responsável em pôr o plano da OMS em prática até o final do ano.

De acordo com a coordenadora clínica institucional do SAE em Ipojuca, Amanda Pimentel, o município deu um passo muito importante ao se mostrar disposto a erradicar a hepatite C em Ipojuca. Ela explicou que a OMS estabeleceu este plano, no Brasil, até 2030, mas nem todos os gestores são sensíveis a aderir à campanha e se empenhar para atingir os objetivos propostos. “Ainda bem que a prefeita Célia Sales se sensibilizou e nós, agora, vamos poder desenvolver ações que nos possibilitem não só diagnosticar a hepatite C, mas também tratar e medicar”, afirmou Amanda.

Ipojuca possui um rede de cuidado para pacientes com HIV, mas não possuía para quem tem hepatite. O município, segundo Amanda Pimentel, diagnosticava, porém tinha que encaminhar a pessoa, muitas vezes para o Recife, tratar. Com a adesão ao plano tudo será feito no município e os ipojucanos não precisarão ficar mais na fila de espera rede SUS “concorrendo” com outros pacientes. Na presença do Dr. Demétrius Montenegro e servidores da saúde municipal a prefeita disse que “fará o que for preciso, na sua gestão, para cuidar dos ipojucanos dando a eles condições dignas de tratamento e combatendo as epidemias e infecções que assolam o povo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário