Ciclista profissional e dono de uma oficina mecânica especializada em bikes, Breno Brito também percorreu a nova via. “Esses equipamentos são necessários, não só para quem usa a bicicleta como lazer, mas para o trabalhador que se desloca de casa para o trabalho. A nossa maior luta é conseguir tornar essa mobilidade mais fácil”, pontuou.
A ciclovia fica localizada no canteiro central da Rua dos Palmares e Avenida Mário Melo, se conecta ao Eixo Cicloviário Camilo Simões, segue a mão do fluxo de veículos em cada lado da via. Permeando as vias, fica o canteiro com piso em concreto, jardineiras e lixeiras. As duas faixas do equipamento foram separadas das faixas de rolamento com barreira física, proporcionando mais segurança aos ciclistas.
Com o início da operação da ciclovia, o Recife passa a contar com cerca de 84,5 km de rotas cicláveis permanentes, sendo mais de 60 km implantados durante a atual gestão. Em 2012, havia 24 km de rotas existentes. Todas as rotas implantadas a partir de 2014 pela gestão municipal compõem a Rede Cicloviária Complementar do Plano Diretor Cicloviário (PDC), que está sendo projetada para que haja uma conexão com as rotas já existentes e com a Rede Cicloviária Metropolitana do PDC, cuja elaboração é do Governo do Estado. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos.
A jornalista Graça Araújo faleceu em setembro do ano passado e a homenagem faz jus ao espírito esportista da apresentadora. Amigos e familiares dela participaram da inauguração da via. A irmã Conceição Soares destacou a conexão de Graça com a cidade. “É uma homenagem maravilhosa, porque ela era uma atleta, que tinha paixão por corridas. O Recife é a cara de Graça e ter o nome dela aqui nessa ciclovia é emocionante”, afirmou.
Ciclovia Graça Araújo – Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR
GRAÇA ARAÚJO – Nascida em Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco, Maria Gracilane Araújo da Silva, foi, ainda criança, para São Paulo. Na capital paulista, formou-se em Jornalismo pela Universidade Alcântara Machado de São Paulo. De volta em Recife, construiu uma longa carreira se consolidando como um dos maiores nomes da comunicação e do jornalismo pernambucano. Seu nome está intimamente ligado ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, principalmente à Rádio Jornal e à TV Jornal, onde apresentou, desde 1992, o “TV Jornal Meio-Dia”. Também teve passagens pela Rádio Transamérica, Clube, TV Globo e na extinta TV Manchete. Em 2010, recebeu da Câmara Municipal, o título de cidadã do Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário