terça-feira, 6 de agosto de 2019

NOITES SEM FIM


O cantor e compositor pernambucano Geraldo Maia está pronto para estrear seu mais novo projeto. Trata-se do show NOITES SEM FIM, uma homenagem que o cantor presta a Capiba (Lourenço da Fonseca Barbosa: 1904-1997), um dos grandes compositores da música brasileira de todos os tempos.

O projeto NOITES SEM FIM é uma circulação estadual, contemplada pelo cantor no último edital do Funcultura, e conta com o apoio da Prefeitura de Taquaritinga do Norte, do SESC Surubim (PE) e do SESC Arcoverde (PE). 

Nesse show, Geraldo mostra ao grande público a canção brasileira, através das composições desse verdadeiro mestre que foi Capiba, compositor de mais de 200 canções, e que vão da valsa ao maracatu, do samba-canção a guarânia, do bolero ao frevo, além de várias peças eruditas.

Capiba foi um compositor versátil, múltiplo, capaz de produzir belas canções em muitos gêneros diversos. Com o NOITES SEM FIM, Geraldo leva ao público uma amostra da larga obra desse pernambucano de Surubim, mas sempre privilegiando o compositor das valsas, sambas, guarânias, maracatus, mais do que o famoso compositor de frevos.

“Tenho predileção especial não pelo Capiba dos belos e alegríssimos frevos, mas pelo compositor das melodias e letras dolentes, às vezes desesperançadas, tristes mesmo, e que, em alguns casos, ecoam o barroco. Esse Capiba, ouso dizer, me cai ‘como uma luva’”, afirma Geraldo.

No repertório de NOITES SEM FIM, vários clássicos de Capiba: Recife, cidade lendária; Serenata suburbana; Maria Betânia; Verde mar de navegar; A mesma rosa amarela (parceria com Carlos Pena Filho); Quando se vai um amor e Sem pressa de chegar (parceria com Délcio de Carvalho).

O quinteto que acompanha Geraldo Maia no NOITES SEM FIM é formado por Alberto Guimarães (violão 7 cordas), Adalberto Cavalcanti (bandolim e direção musical), Bráulio Araújo (baixo acústico), Júlio César (acordeon) e Renato Bandeira (guitarra semi-acústica).

“Optei por uma formação quase camerística nesse show. Não tem percussão, não tem bateria, não tem instrumento elétrico. Isso para reforçar o tom intimista, boêmio, lírico, poético, às vezes meio soturno das canções”, afirma o cantor.  

Nas três cidades por onde o projeto passará, haverá sempre um cantor convidado. Em Taquaritinga do Norte, a dupla “Socorro e Mazé”, em Surubim, a cantora “Luanda Ferreira” e em Arcoverde o cantor “Alexandre Revoredo”. 
SERVIÇO:

Show NOITES SEM FIM

Dia 10 de agosto: Taquaritinga do Norte (coreto da Praça Central) 20h – acesso gratuito
Dia 30 de agosto: SESC Surubim (Auditório da EREM Severino Farias) 20h – acesso gratuito
Dia 13 de setembro: SESC Arcoverde. 20h – acesso gratuito
Dia 27 de setembro: Teatro de Santa Isabel
20h – R$ 10,00 (preço único)

Nenhum comentário:

Postar um comentário