quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Governo de Pernambuco apresenta resultado do IDEPE e destaques da Educação

Resultado geral do estado cresceu e agora é 4.7; cerimônia aconteceu no Palácio do Campo das Princesas e contou com gestores das escolas premiadas 

Créditos: Marlon Diego




Na manhã desta quarta-feira (7), gestores, professores e estudantes das Redes Municipais e da Rede Estadual se reuniram no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, para participar da divulgação do resultado e da premiação dos destaques no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE). A solenidade é um dos eventos mais importantes do calendário da educação pública de Pernambuco e tem como objetivo valorizar o trabalho das escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais. 

Pernambuco mais uma vez superou a média nacional, que é de 3,5, e conquistou a nota 4,7 no desenvolvimento da educação do estado em 2018, demonstrando crescimento em comparação com 2017, quando a nota foi de 4,5. Além disso, Pernambuco se destaca em outros indicadores, como menor taxa de abandono escolar do país, maior taxa de aprovação do Ensino Médio e maior rede de ensino integral do Brasil. Vale destacar também que o estado apresenta apenas 11 escolas com média 3,0, quando em 2014 contava com 149 escolas abaixo dessa média, apontando uma redução de 98%. A próxima meta da Secretaria de Educação e Esportes do Estado é de não apresentar escolas abaixo dessa nota. 

Outro indicador importante divulgado durante a cerimônia foi a evolução das escolas com média 6,0. Em 2014, apenas uma escola obteve esse resultado. Em 2016, eram 13 e, atualmente, são 48. Para maior alegria do estado a nota 6,0 já não é mais referência para a avaliação, tendo em vista o crescimento das escolas. A nova nota estabelecida pela pasta será 7,0. Atualmente, nove escolas estão com nota acima dessa média.  

O Prêmio IDEPE existe desde 2015 e é divulgado anualmente, sendo um momento de grande expectativa para gestores e professores das redes estaduais e municipais do Estado. Ao todo, 14 categorias fizeram parte desta edição. Para os municípios e escolas municipais, o prêmio reconheceu os três que mais se destacaram no Ensino Fundamental Anos Iniciais e no Ensino Fundamental Anos Finais. As escolas da Rede Estadual foram certificadas em maior evolução e maior IDEPE nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As escolas estaduais em parceria foram reconhecidas nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Na mesma proporção das escolas da rede, as Gerências Regionais de Educação (GREs) foram agraciadas em maior evolução e melhor IDEPE.

A novidade desta edição foi a premiação para os municípios com maiores crescimentos nos anos iniciais e nos finais do ensino fundamental, bem como para as escolas da rede estadual com maiores crescimentos no desempenho.

Pelo quinto ano consecutivo a Gerência Regional de Educação (GRE) Vale do Capibaribe levou o prêmio na categoria Melhores Resultados no Ensino Médio, com nota 5,49. Para a gestora da GRE, Edjane Ribeiro, o fruto desse resultado é a formação continuada dos professores. “São muitas ações que nós realizamos nas escolas e a formação dos professores é essencial para conseguir atingir esse resultado. A gente vem fazendo um trabalho de sensibilização com os estudantes mostrando para eles a importância da avaliação, de estar dentro da sala de aula e absorver os conteúdos que são oferecidos. Além disso, nós trabalhamos a sensibilização dos professores de forma que eles se sintam importantes na vida dos estudantes”, considerou.

Além de reconhecer o trabalho dos profissionais da área de educação, os resultados do IDEPE são usados para premiar aqueles que cumprem as metas para o indicador estadual, por meio do Bônus de Desempenho Educacional (BDE). 

“A gente fica muito feliz em trazer esses números e poder apresentar para todos e comemorar juntos os avanços da educação do estado de Pernambuco. Eu costumo dizer que mais importante do que apenas apresentar o resultado absoluto dos números é a gente perceber que a rede está sempre avançando. E o Prêmio IDEPE é exatamente para valorizar o desempenho e o trabalho que é desenvolvido na educação em todo estado, seja ele nas escolas municipais ou nas escolas estaduais”, enfatizou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.

Na categoria Melhor Resultado no Ensino Médio, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Cônego Olímpio Torres, localizada em Tuparetama, no Sertão de Pernambuco, conquistou o título com média 7,9. No ano anterior, a unidade de ensino ocupou a sexta colocação. De acordo com a gestora da escola, Núbia Mamede, o comprometimento da equipe com os estudantes fez toda a diferença. “É um trabalho progressivo e gradativo. É um trabalho que a gente vem construindo ano após ano. Este prêmio antes de mais nada é de uma equipe muito comprometida com a educação de Tuparetama”, avaliou. Atualmente, a unidade de ensino atende cerca de 205 estudantes.

De acordo com o governador do estado, Paulo Câmara, o Prêmio IDEPE é o reconhecimento do trabalho dos professores. “Pernambuco tem conseguido melhorar a cada ano. A gente vê que os indicadores mostram isso seja na avaliação, na diminuição da taxa de abandono ou no aumento da taxa de aprovação. Então, é continuar nessa construção e continuar cada vez mais juntos, com mais gestão, com mais parcerias e focando cada vez mais na alfabetização”, destacou. 

O IDEPE é o índice que avalia o desempenho da educação do estado de Pernambuco e utiliza a mesma metodologia e o mesmo sistema do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele é um indicador que conjuga ainda dois outros resultados importantes: a proficiência dos estudantes do ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e do Ensino Médio, que é o resultado do desempenho da aprendizagem desses alunos; e o fluxo escolar, que congrega a maior aprovação dos estudantes e a busca incessante para reduzir reprovação e abandono escolar.     

Os resultados do indicador estadual são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante ferramenta para a gestão escolar.

A instituição responsável pelo Saepe e pelo Idepe é o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que também é uma das responsáveis pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB) e pelo IDEB, do Ministério da Educação.

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