sábado, 31 de agosto de 2019

Bolsonaro afasta presidente da Ancine, Christian de Castro


O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto em que afasta Christian de Castro da diretoria da Agência Nacional de Cinema, a Ancine. A informação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União na sexta (30).

Segundo o documento, o afastamento cumpre uma decisão judicial proferida pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio. O processo corre em sigilo.

Christian de Castro tinha sido nomeado diretor-presidente no início do ano passado, e seu mandato deveria se estender até 2021.

Em abril deste ano, ao ser confrontado com determinações do Tribunal de Contas da União para que revisse as formas como a agência fiscaliza as contas do projetos que aprova, Castro publicou um despacho paralisando todas as atividades na agência, incluindo a liberação de novos recursos para filmes e séries.

No mesmo decreto, Bolsonaro nomeou Alex Braga Muniz, membro da diretoria colegiada da Ancine, para substituir Castro em caráter temporário.

O afastamento acontece em um momento em que o governo busca estabelecer mais controle sobre a Ancine. O presidente inclusive afirmou que pretendia extinguir a agência caso não pudesse implantar um “filtro de conteúdo” –intenção encarada como censura pelo setor.

Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário