quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Audiência Pública debaterá na próxima terça-feira cuidados com a saúde mental


Estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, em algum momento da vida, de problemas relacionados à saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave. A depressão é a doença mental mais frequente, entretanto, o suicídio e a automutilação também têm ganhado notoriedade quando se debate a temática.

Preocupada com essa realidade, a vereadora de Santa Cruz do Capibaribe, Jéssyca Cavalcanti (PTC), convida a população para a realização de uma Audiência Pública, no Plenário da Câmara de Vereadores, na próxima terça-feira (20), às 9 horas da manhã, para tratar sobre a questão.

Com o tema “Vamos conversar? Sua saúde mental em primeiro lugar”, a audiência deverá reunir representantes da esfera pública e especialistas na área de saúde mental, para debaterem com a população sobre a importância da prevenção à automutilação, depressão e suicídio.

“É muito importante que a população se faça presente nessas discussões, para que a gente consiga instituir uma cultura preventiva de cuidado e zelo para com o indivíduo. Saúde mental é algo sério, que precisa de cuidado e do devido tratamento”, destaca a vereadora. 

Atuação - Ao longo do seu mandato, Jéssyca tem atuado na promoção de discussões e palestras em torno da questão e apresentado na Câmara de Vereadores políticas públicas que visam contribuir com avanços na prevenção e tratamento de doenças mentais.

São frutos da atuação da vereadora leis como a de nº 3.000/2019 que cria o programa contínuo de diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto na rede pública de saúde do município e a Lei nº 2.863/2018 que cria o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito ao acesso à Saúde Mental entre Jovens e Adolescentes.

Ainda durante a audiência pública da próxima terça, deverá ser debatido a consolidação do Comitê Gestor de Saúde Mental, fruto de um projeto de Lei que está em tramitação na Camará de Vereadores, também de autoria da vereadora Jéssyca Cavalcanti. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário