sexta-feira, 19 de julho de 2019

Pernambuco na rota da China, a segunda maior economia mundial


Os chineses se dedicaram na recepção ao secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, que representa o Nordeste e Pernambuco em seminário sobre empreendedorismo na Província de Fujion, um importante centro comercial e cultural da História. Os anfitriões escolheram o Fuzhou Meilun Hotel para hospedagem do secretário e a realização do próprio evento. O esmero mostra o interesse do gigante asiático em firmar negócios com o Nordeste e com o Brasil, em meio à guerra comercial que a China trava com os Estados Unidos na gestão de Donaldo Trump. No primeiro dia do seminário, todas as cores usadas no local fizeram uma referência ao Brasil – com azul no painel, cadeiras amarelas e mesa coberta de toalha verde.

O hotel onde o secretário está hospedado pertence ao mesmo grupo que vai exportar placas solares para o maior complexo fotovoltaico do Brasil, que será no Sertão Central de Pernambuco. O investimento de R$ 3,5 bilhões em energia limpa terá aporte da empresa espanhola Solatio Energia e tem a expectativa de gerar 1,1 mil empregos em Pernambuco. A atração do empreendimento já foi selada pelo governador Paulo Câmara.

Nesta sexta-feira, Alberes Lopes ainda está em Fuzhou, na Província de Fujian, onde debateu sobre as tendências da economia chinesa, cujo governo defende o fortalecimento do BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para enfrentamento do cenário mundial de instabilidade. Lopes foi acompanhado do chefe de gabinete, Lucivaldo Marques, e do secretário executivo de Gestão e Planejamento, Eric Maciel.

Segundo o secretário, entre as perspectivas de crescimento da China, país com o qual o governo de Pernambuco afina parcerias, destaca-se a defesa do desenvolvimento de alta qualidade, invés de alta velocidade. Os chineses não querem mais correr o risco de crescimento acelerado sem constância e a prioridade deles nesses próximos anos é apostar em energia limpa e em investimentos de infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário