quarta-feira, 24 de julho de 2019

Paulo Câmara lança versão digital do Programa Todos por Pernambuco


O governador Paulo Câmara comandou, na manhã desta terça-feira (23/07), a solenidade de lançamento da plataforma digital do Programa Todos por Pernambuco. A ação acontece a cada quatro anos, com visitas às 12 regiões de desenvolvimento do Estado, buscando aproximar os cidadãos das decisões administrativas. A criação da versão digital do programa possibilitará um maior engajamento da população, aumentando os canais de comunicação com o Governo do Estado.

“O Todos por Pernambuco busca unidade, busca discutir as divergências e achar convergências em favor do nosso povo. Vamos aproveitar o programa, que vai acontecer a partir de 14 de agosto até 20 de setembro, para lançar essa plataforma digital que busca uma aproximação permanente com a população, além de ser um processo que não vai ficar restrito às doze regiões visitadas. Pelo contrário, com uma plataforma digital nós vamos estar sempre interagindo com a população, seja com as visitas presenciais, seja com as contribuições digitais”, afirmou o governador.

Na nova plataforma, disponível emhttps://participa.pe.gov.br/, o cidadão terá a possibilidade de incluir propostas, apoiar sugestões de outras pessoas e acompanhar o calendário dos seminários, utilizando a aba Eventos. As propostas que obtiverem maior destaque serão colocadas na página inicial do site. A inovação proporciona também facilidade no armazenamento de dados, que posteriormente serão utilizados para o direcionamento do planejamento governamental.

“A ferramenta já está no ar desde hoje de manhã, à disposição de quem quiser acessar. É uma plataforma colaborativa bastante simples. O cadastro pede apenas o e-mail e algumas informações básicas. Depois desse passo, a pessoa pode escolher entre mais de vinte áreas de interesse, como educação, infraestrutura e saúde, e realizar a sua proposta. Tem a possibilidade de criar um título, escrever sobre sua proposta e também adicionar algum documento auxiliar, como foto e vídeo. Essas informações estarão disponíveis para interação e serão acumuladas, de forma que possamos usar para o planejamento do Estado”, explicou o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo.

A edição de 2019 do Programa Todos por Pernambuco já contará com a integração do sistema digital ao presencial. Durante a realização dos eventos haverá uma “ilha de propostas”, local onde serão disponibilizados computadores para registro de sugestões presencialmente. Funcionários capacitados estarão presentes durante todo o processo para instruir os participantes sobre a forma de utilização, além de tirar possíveis dúvidas.

O novo site foi baseado na ferramenta Projeto Consul. O software, desenvolvido pelo Governo de Madrid, é semelhante a uma rede social e já ganhou diversos prêmios mundiais. O sistema operacional está atualmente em atividade em 30 países, sendo acessado por mais de 90 milhões de pessoas. Estiveram presentes à solenidade desta terça-feira a vice-governadora Luciana Santos; vários secretários estaduais; o deputado federal Tadeu Alencar e o deputado estadual Paulo Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário