sábado, 20 de julho de 2019

Novo bispo faz visita à Capital do Agreste

Sobre o primeiro ponto turístico citado, o Monte, Dom José Ruy, disse que esteve com o seu irmão de episcopado, Dom Dino, e o irmão de sangue, que lhe acompanhou na viagem. “Pude perceber e contemplar toda a cidade lá do alto e lembramos da passagem do Evangelho quando Jesus foi tentado no monte”, comentou o religioso. Quanto ao Alto do Moura, ele disse ter feito visita a um ateliê e, poeticamente, no sentido abstrato, disse que gostaria de poder construir uma ponte de barro que ligasse Caruaru ao céu. “Precisamos aumentar a nossa fé e sermos humildes. Não se admirem se me encontrarem caminhando pelas ruas vestido de hábito franciscano”, avisou.

Dom José Ruy será o primeiro bispo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, conhecida como Ordem Franciscana, aprovada como um ramo da primeira Ordem de São Francisco de Assis, sinônimo de humildade, da alegria e da pobreza. Questionado sobre sua nova casa, o Palácio do Bispo, o religioso mostrou toda a sua simplicidade. “Embora um pouco constrangido de um franciscano morar num palácio, mas eu vou superar essa dificuldade. Mas, não se pode esquecer quando o Papa Francisco diz: não sejam príncipes da igreja”, comentou sem esconder humildade

O novo bispo tem 52 anos, é baiano de Feira de Santana e há sete anos assumiu a Diocese de Jequié, no mesmo Estado. À frente da Diocese de Caruaru ele será responsável por 75 padres que atuam em 44 paróquias espalhadas por 19 municípios do Agreste. Ainda contará com a colaboração de 25 seminaristas. “Sei que é um desafio, mas tenho certeza que contarei com a colaboração de todos, uma vez que a população daqui é o dobro da de Jequié. Embora o território baiano da diocese seja três vezes maior do que o de Caruaru. Caminharemos juntos”, planejou entusiasmado.

Dom José Ruy retornará para a Capital do Agreste na manhã do dia 21 de setembro, data em que será celebrada missa e solenidade de posse. “Embora bispo eleito, eu ainda não fui empossado e vejo algumas demandas sobre as quais ainda não posso encaminhar nem decidir. Então, é muito prudente e sensato que o meu retorno seja realmente no dia 21 de setembro”, finalizou. (Jaciara Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário