sábado, 27 de julho de 2019

Geraldo entrega 11 novas ambulâncias do SAMU


Dois anúncios para reforçar a saúde do Recife foram feitos pelo prefeito Geraldo Julio na manhã de hoje. O primeiro foi a entrega de 11 novas ambulâncias do SAMU 192, que vão reforçar a frota e assegurar um atendimento mais eficiente e seguro para os cidadãos. Os veículos totalizam investimento de R$ 2 milhões, custeados pela Prefeitura em parceria com o Ministério da Saúde. No evento, realizado na sede do SAMU, na Boa Vista, o prefeito comemorou ainda o marco de 1 milhão de atendimentos no Hospital da Mulher do Recife e anunciou a abertura da Ala de Alto Risco da unidade em setembro.

"A chegada dessas 11 novas ambulâncias vai diminuir ainda mais o tempo entre a chamada e o início do atendimento. Nós já reduzimos à metade este tempo e isso é essencial, porque quanto mais rápido mais chances de salvar vidas. O tempo é fundamental", explicou o prefeito. Dessas 11, duas ambulâncias serão usadas como Unidades de Suporte Avançado (USA), que funcionam como UTI móvel, capaz de atender casos mais graves. Essas últimas vão circular com aparelhos de alta tecnologia, um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor-socorrista.

O coordenador do SAMU 192, Leonardo Gomes, explica que os novos veículos chegam para renovar a frota e vão substituir ambulâncias antigas. A troca garante mais economia nos gastos, principalmente com manutenção. “Entregamos hoje dois tipos de ambulâncias - as de Unidade Básica e as UTIs Móveis. São veículos novos, modernos e que têm um custo de manutenção menor e vão ajudar muito na renovação da nossa frota”, detalhou.

Atualmente, a frota do SAMU é composta por 23 ambulâncias permanentes do serviço, oito motolâncias, dez veículos do tipo 4x4 (que substituem os furgões no período de chuva), além de dois helicópteros que fazem parte de convênios firmados com a Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco e o Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.

Nos últimos anos, o SAMU 192 vem recebendo investimentos significantes da gestão. Entre eles, pode-se cita a ampliação de quatro para 11 bases descentralizadas na cidade, a contratação de cem profissionais para compor a equipe e o uso de novo software de gerenciamento de registros para a Central de Regulação Médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário