sábado, 6 de julho de 2019

Dilson Peixoto defende no Cidade em Foco construção de matadouros regionais


O Secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário, Dílson Peixoto, fez um balanço de sua atuação à frente da pasta neste primeiro semestre de 2019, relatou dificuldades enfrentadas com o governo Bolsonaro e defendeu matadouros regionais para as microrregiões de Pernambuco, durante participação ao programa Cidade em Foco, comandado pelo radialista Alberes Xavier. 

De acordo com o secretário, os primeiros meses a frente da pasta de Desenvolvimento Agrário do Estado foram dedicados a ouvir e trabalhar com a equipe técnica na elaboração de projetos, bem como, recebendo prefeitos, lideranças, sindicalistas e entidades para deliberar algumas demandas. Além disso, o mesmo destacou sua agenda por algumas cidades do estado. 

"Pelo menos dois finais de semana por mês a gente tem ido para a estrada, para poder conhecer in loco as dificuldades que as pessoas tem, o que precisa realmente, para que a gente possa apresentar as sugestões", destacou o secretário. 

Governo Bolsonaro - Quando questionado a respeito dos primeiros passos do governo Bolsonaro, o secretário ratificou a necessidade do equilíbrio institucional para poder gerir e trabalhar em prol da população. Entretanto, o mesmo criticou a demora para a liberação de alguns programas importantes, a exemplo do Programa do Leite, Garantia Safra e algumas obras hídricas que acabaram atrasando devido a morosidade do Governo Federal. 

Para o secretário, os atrasos e a demora em resolver algumas demandas se dão por que o Governo Federal desconhece a realidade do povo nordestino. "Tá difícil. A gente espera que esse tipo de comportamento melhore. E olhe que estou falando de coisas que estão em curso, coisas novas nem se fala, é zero", afirmou. 

Agreste - Na oportunidade, Dilson destacou algumas agendas que tem realizado pelo Estado e citou as visitas realizadas nas cidades de Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe. As visitas foram feitas juntamente com o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), a quem o secretário chamou de grande parceiro. 

Durante as visitas, foram entregues sementes em comunidades, bem como a entrega de títulos de posse de terras em assentamentos. Em sua fala, o secretário reforçou o compromisso com os trabalhadores do campo. "A gente vai chegar junto daqueles trabalhadores, para que eles possam plantar ou criar animais. A gente vai chegar junto deles, para que eles possam produzir e viver melhor do que viviam antes", disse. 

Matadouro - Outra questão que tem sido motivo de diversas discussões é o fechamento de matadouros públicos na região. Para Dilson Peixoto a melhor solução para a problemática é de fato construir matadouros regionais que façam o abate dos animais e distribuam o produto para as cidade. 

"Não tenho a menor dúvida de que a gente só vai ter sustentabilidade se a gente tiver esse modelo de matadouros regionais", destacou o mesmo, reforçando que, neste contexto, seria preciso criar nas cidades um local onde a carne seria processada e encaminhada ao comércio. Entretanto, o mesmo afirmou que a ideia está em fase de estudos.

Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Vale FM (91.7), Rádio Cambucá FM e pela Internet: www.filadelfiafm.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário