sábado, 27 de julho de 2019

CURTINHAS

Histórico – Além de os prefeitos oposicionistas terem que ser reeleitos, eles terão que renunciar se quiserem disputar o governo de Pernambuco em 2022. Além de trocar o certo pelo duvidoso, nunca um prefeito no exercício do mandato que renunciou para disputar o governo conseguiu vencer que não fosse do Recife. Ou seja, cidades periféricas nunca levaram em eleições democráticas seus prefeitos ao governo de Pernambuco.

Trampolim – Na história democrática de Pernambuco, somente dois prefeitos do Recife renunciaram ao mandato e ascenderam ao governo de Pernambuco. Miguel Arraes em 1963 e Joaquim Francisco em 1991. Paulo Guerra antes de chegar ao governo foi prefeito de Orobó e de Bezerros, mas não foi eleito, assumiu na condição de vice de Arraes, que foi deposto. Já Moura Cavalcanti tinha sido prefeito de Macaparana e governador do Amapá e assumiu o governo sendo nomeado pelo regime militar.

Jarbas Vasconcelos – Em 1994, na condição de prefeito do Recife, Jarbas Vasconcelos foi incentivado a renunciar para disputar o governo, porém preferiu fazer o sucessor em 1996, que foi Roberto Magalhães para enfim disputar o governo em 1998 e sagrar-se vitorioso. Mesmo sendo prefeito da capital e muito bem-avaliado, Jarbas não quis trocar o certo pelo duvidoso.

Geraldo Julio – Se for eleito governador de Pernambuco em 2022, Geraldo Julio entrará para o seleto rol de homens públicos que ocuparam os cargos de prefeito do Recife e governador, que foram Miguel Arraes, Gustavo Krause, Roberto Magalhães, Joaquim Francisco e Jarbas Vasconcelos.

RÁPIDAS

Mustardinha – O mutirão Recife em Ação levará uma série de serviços para o bairro da Mustardinha, na Zona Oeste do Recife, na manhã deste sábado. A Escola Municipal Antônio de Brito Alves concentrará ações de cidadania, saúde e educação. As ruas ao redor da unidade receberão serviços de limpeza e manutenção urbana. O prefeito Geraldo Julio acompanha as atividades, com previsão de atender cerca de 2.500 pessoas. Ao todo, serão oferecidas mais de 45 atividades de diversas secretarias e órgãos nos mutirões.

Paulista – A gestão do prefeito Junior Matuto, que venceu exclusivamente pela incompetência de seus adversários em 2012 e 2016, encerrará em 2020 sem deixar um legado para a cidade, muito pelo contrário, o que se percebe é um cenário de destruição e desorganização. Apesar de a gestão ser muito ruim, os seus adversários ainda não mostraram como irão derrotá-lo em 2020.

Inocente quer saber – Anderson Ferreira tem adversário na disputa pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário