quinta-feira, 13 de junho de 2019

CURTINHAS

Caráter – Em uma rara manifestação em nota oficial, nesta quarta-feira (12), a TV Globo fez críticas ao jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept, marido do deputado federal David Miranda, do PSOL-RJ. Gleen divulgou, no domingo (9), supostas conversas entre o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol. As conversas supostamente teriam sido obtidas por um hacker. “Causam indignação e revolta os ataques que ele desfere contra a Globo na entrevista publicada na Agência Pública. Se a avaliação dele em relação ao jornalismo da Globo e a cobertura da Lava-Jato nos últimos cinco anos é esta exposta na entrevista, por que insistiu tanto para repetir uma parceria vitoriosa e ser tema de um dos programas de maior prestígio da emissora?”, questionou a alta direção da TV Globo. A Globo finalizou a nota questionando o caráter do jornalista americano. “O comportamento de Greenwald nos episódios aqui narrados permite ao público julgar o caráter dele”, disse a emissora líder de audiência.

Reforma – A possibilidade de estados e municípios ficarem fora da reforma da previdência, que está sendo debatida pelo Congresso, preocupa especialistas na matéria. O relator da PEC anunciou que os estados e municípios ficarão fora do seu texto na comissão especial. “Caso assembleias e câmaras de vereadores tenham que fazer as próprias reformas, vão surgir monstrengos previdenciários. Em Pernambuco, por exemplo, até hoje tem câmara que paga pensão vitalícia para viúva de vereador falecido no mandato, apesar do STF já ter declarado a inconstitucionalidade”, lembra o procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas. Outro ponto criticado pelo procurador é a quebra da isonomia. “É grave que o servidor municipal possa ter uma regra e o federal outra. Eu mesmo era servidor federal e migrei para o Estado, trazendo todo o meu tempo de serviço. Como ficam eventuais mudanças como essa, com regimes diferentes?”, questiona Cristiano Pimentel.

Programa – O prefeito Geraldo Julio e o secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, lançam nesta quinta-feira (13), o Programa Recife Pelo Mundo. A iniciativa busca ampliar a participação dos alunos da rede municipal em eventos científicos nacionais e internacionais. O marco inicial do programa será a entrega de passaportes para alunas da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, que embarcam no domingo (16) para Nova Yorque, onde participam do GENIUS Olympiad, competição internacional de projetos do ensino médio sobre questões ambientais. Este ano, a Prefeitura vai enviar 111 estudantes para eventos em dez estados brasileiros e outros 48 viajarão para nove países, onde vão apresentar os experimentos científicos desenvolvidos a partir estudos nas escolas da rede.

Visita – A convite da Fundação de Cultura, o presidente da EMBRATUR, Gilson Machado Guimarães Neto, visitará o São João de Caruaru, neste sábado, dia 15. No roteiro estão o Alto do Moura e o Pátio de Eventos. Machado é amigo pessoal do Presidente Bolsonaro e apesar de ser pernambucano, é a primeira vez que vem à cidade como presidente do Instituto Brasileiro do Turismo. Na comitiva, que será recebida pelo presidente da Fundação de Cultura, Rubem Júnior e pela prefeita Raquel Lyra, ainda estão o Diretor de Marketing, Osvaldo Matos, que também é presidente substituto da entidade, e o coordenador geral de publicidade e propaganda, o caruaruense, Silvio Nascimento.

RÁPIDAS

Ginásio – A cidade de Ribeirão, na Mata Sul de Pernambuco, vai ter o seu ginásio poliesportivo devidamente reformado. Na manhã desta quarta-feira, o Secretário Estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, assinou a ordem de serviço para requalificação do ginásio Fernandão. A obra tem orçamento estimado em R$ 423.396,94 e está prevista para ser concluída em seis meses.

Ovacionados – O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sergio Moro, foram ao jogo Flamengo x CSA no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Ambos foram ovacionados pelo estádio, que estava com um bom público. A atitude dos torcedores mostra que ambos seguem bem-avaliados pela sociedade, sobretudo o eleitor que votou em Bolsonaro em 2018.

Inocente quer saber – Os defensores de Lula esqueceram que Eduardo Cunha e outros políticos também foram presos pela Lava-Jato?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário