domingo, 26 de maio de 2019

Audiência pública da Comissão de Desenvolvimento da Alepe prevê ações permanentes em Garanhuns

Assuntos como a implementação do turismo e da cultura como motrizes econômicos; investimentos no ecoturismo; fomento à agricultura e à pecuária; geração de empregos e qualificação profissional foram debatidos na audiência. Neste contexto, odiretor de Planejamento, Inovação e Fomento da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jaime Alheiros, destacou a importância do fortalecimento das entidades de classe e do associativismo para avançar os arranjos produtos locais, de modo que a cadeia produtiva seja vista sob uma ótica transversal.

A realização da audiência pública foi uma solicitação do deputado Sivaldo Albino (PSB), também integrante da CDET. De acordo com ele, haverá continuidade de trabalhos a partir do programa. “Com esta audiência pública, viemos colher ideias e sugestões para, a partir delas, criar um grupo de estudos permanentes envolvendo várias entidades de Garanhuns com o objetivo de buscar caminhos para o desenvolvimento”, sintetizou.

Meio ambiente – A adequação do desenvolvimento econômico com as questões ambientais recebeu atenção especial no evento. O secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, salientou que Pernambuco está vivenciando um processo de implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável. O tratamento de resíduos sólidos, a criação de unidades de conservação e o cuidado com as fontes e nascentes dos rios foram elencadas por ele como ações estratégicas para essa finalidade. “O Governo do Estado, de forma integrada com o Governo Federal, universidades e instituições públicas e privadas, estamos à disposição para encontrar soluções para racionalizar o uso e garantir benefícios para as gerações futuras”, complementou.

O superintendente de Recursos Hídricos de Alagoas, Pedro Cosmo, destacou a gestão participativa das águas como um modelo moderno e democrático de cuidado com as águas. Ele também salientou a necessidade de criação de um comitê da bacia hidrográficas dos rios Mundaú e Paraíba do Meio, que nascem em Pernambuco e desaguam no vizinho estado de Alagoas. Na ocasião, deputado Delegado Lessa sugeriu a união de esforços entre as assembleias legislativas de Pernambuco e Alagoas para articular um encontro paritário e aprofundar o debate sobre as águas.

Entre os presentes à audiência, estiveram o reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, o secretário executivo de Agricultura Familiar de Pernambuco, Wellington Gleybson, e a secretária de Desenvolvimento Econômico do Município de Garanhuns, Janicélia Marins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário