terça-feira, 9 de abril de 2019

Prefeitura de Caruaru entrega dois consultórios odontológicos e 11 novas ambulâncias para a população


Caruaruenses receberam, nesta segunda-feira, novos equipamentos para a saúde municipal

Os moradores de Caruaru foram beneficiados, nesta segunda-feira (08), com dois novos equipamentos de saúde que vão facilitar e auxiliar no cuidado com a população. Pela manhã, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Saúde, entregou aos moradores do bairro Maria Auxiliadora duas equipes completas de saúde bucal. Já à noite, foi a entrega de 11 novas ambulâncias para o município.

Com as novas equipes de saúde bucal será possível realizar procedimentos odontológicos como: atividades de prevenção à cárie, tratamento restaurador, limpeza de tártaro, extração dentária, entre outros. A expectativa é de que sejam atendidos, em média, 500 pacientes por mês, numa área que tem a cobertura de 8.600 (oito mil e seiscentos) pacientes vinculados as Unidades de Saúde da Família do bairro.

“Estou muito feliz que agora posso cuidar dos meus dentes, aqui na unidade de saúde e sem precisar sair do meu bairro”, comemorou a moradora Eliane Maria da Silva. A vizinha de bairro, Carla Pimentel, complementou: “Agora não tem desculpas. Vou cuidar dos meus dentes e trazer os meus filhos também”.

O atendimento odontológico nas UBS Maria Auxiliadora 1 e 2 será feito através do acolhimento, onde o paciente será ouvido e selecionado através da prioridade dele. Além disso, as consultas serão divididas por grupos: crianças, idosos, hipertensos, diabéticos, gestantes e público em geral.

A segunda entrega do dia para a saúde aconteceu à noite, no térreo do bloco A do Palácio Municipal Jaime Nejaym, que recebeu as 11 novas ambulâncias do município. Os novos veículos servirão para remoção dos pacientes das unidades municipais para hospitais de referência, que oferecem procedimentos de alta complexidade. Além disso, beneficiarão os pacientes de ambulatório que necessitam de transporte especializado para realização de consultas e exames.

“O investimento nas ambulâncias foi de quase R$ 2 milhões, sendo R$ 800 mil de emenda parlamentar do Senador, Fernando Bezerra Coelho, que eu só tenho a agradecer. O restante do dinheiro foi recurso do seu imposto, que é pago todos os meses, para garantir que a gente possa investir na saúde, na educação e na infraestrutura do nosso município”, explicou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

As novas ambulâncias são de grande porte e podem, se for a necessidade, transformarem-se em UTIs. A entrega simbólica da chave dos novos veículos foi feita pela prefeita Raquel Lyra para o motorista José Freire Barreto, mais conhecido como Seu Zequinha, que já trabalha na Secretaria de Saúde há 11 anos. “Nunca trabalhei numa ambulância assim. Estou encantando e feliz, pois a população merece um serviço de qualidade deste porte. Estou muito satisfeito com meu novo veículo de trabalho”, relatou o motorista.

Cada veículo novo tem uma nova maca, que vai poder atender as demandas que existem nos serviços de emergência. “Vamos conseguir fazer o transporte mais ágil entre as unidades e também, quando for necessário, enviar o paciente para uma outra cidade com mais segurança e uma maior qualidade, não só pra ele, mas também para o trabalhador de saúde, que é peça fundamental para uma remoção bem feita”, explicou o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário