sexta-feira, 12 de abril de 2019

MCTIC cumpre metas de 100 dias de governo, afirma ministro


As metas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) previstas para os 100 primeiros dias de governo foram cumpridas, garantiu o ministro Marcos Pontes. “As duas ações do nosso ministério estão prontas para serem entregues à população”. O ministro participou, na quinta-feira (11), de uma solenidade no Palácio do Planalto sobre os 100 dias de governo.

As metas estabelecidas para o MCTIC foram a implantação do Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD) e do Programa Ciência na Escola. O Centro de Testes será inaugurado pelo ministro Marcos Pontes neste sábado (13), às 14 horas, em Campina Grande (PB). O centro utiliza as infraestruturas laboratoriais do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por intermédio do Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES).

 “Nós criamos o centro de testes onde já existia alguma base. Isso é eficiência. Esse centro já está pronto para testar máquinas de dessalinização e de reuso de água. Na sequência, esse centro vai se transformar em um centro de tecnologia de águas.” Até o momento, 9 empresas apresentaram tecnologias de dessalinização e 7 delas já estão agendadas para serem testadas. Ao todo, estão sendo investidos R$ 219 mil na construção, operação de testes gratuitos para as empresas para até os oito primeiros testes de dessalinizadores e salário de pessoal.

Desde fevereiro, o ministério vem recebendo propostas, ideias e projetos sobre dessalinização. A ideia é testá-los, aprimorá-los e torná-los disponíveis para aplicação em escala, considerando as vocações regionais do país e também as demandas prioritárias dos locais que enfrentam a seca ou escassez de água potável.

Ciência na Escola

Outra meta do MCTIC para os primeiros 100 dias de governo é o Programa Ciência na Escola (PCE), uma iniciativa conjunta com o Ministério da Educação (MEC). O ministério, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançou nesta semana a primeira chamada pública do programa, que fará a seleção de projetos para aprimoramento do ensino de ciências na educação básica. A previsão de investimento é de R$ 10 milhões em projetos de ensino em qualquer uma das disciplinas que fazem parte do currículo escolar dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O Ciência na Escola deverá lançar outros três editais: chamada Institucional para selecionar e fomentar consórcios institucionais de abrangência regional; realização da Olimpíada Nacional de Ciências; Formação a distância, em nível de especialização, voltada a professores de ciências “Ciência é 10”.

O programa busca a promover a interação entre universidades e a rede de escolas públicas para o ensino de ciências. ”A ideia dessa ação é motivar jovens para as carreiras de ciência e tecnologia no ensino fundamental e médio. Nossas universidades e escolas vão participar da formação dos futuros pesquisadores do país. Tudo isso vai cooperar para o futuro brilhante das nossas crianças”, afirmou o ministro Marcos Pontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário