quinta-feira, 4 de abril de 2019

Guarda Municipal recebe armas de fogo e prefeito anuncia licitação para a compra de oito veículos


Em solenidade na manhã desta quarta-feira (03), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe entregou 30 pistolas que serão usadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) para exercício das suas funções a partir dos próximos meses, ainda foram adquiridas espingardas calibre 12 que em breve serão entregues também ao efetivo da Guarda.

As armas foram adquiridas com recursos próprios, e o processo para que a Guarda pudesse atuar armada tramitava desde 2016 junto às Forças Armadas. 

Os Guardas passarão por um treinamento acompanhado pela Polícia Federal para que possam passar a usar o armamento.

O delegado Bruno Machado, da Delegacia de Homicídios, reconheceu a atuação do órgão em atividades como a apreensão de armas e no enfrentamento aos roubos e furtos na cidade.

Bruno Machado falou sobre a responsabilidade que os Guardas terão a partir de agora, com a aquisição dos equipamentos. "O porte de armas ao mesmo tempo traz uma sensação de segurança, mas aumenta a responsabilidade dos seus portadores, tanto na segurança pessoal, como da população, no uso responsável das mesmas", disse.

A função da Guarda Municipal é fazer o resguardo e vigilância do Patrimônio Público, no entanto, em ocorrências como perturbação de sossego, agressões, e operações como a Patrulha Escolar, a GCM já atua e deve aumentar sua atividade.

O prefeito Edson Vieira (PSDB) lembrou que a entrega de hoje foi uma promessa e anunciou que novas viaturas em breve serão adquiridas para a Guarda "Nós prometemos e hoje estamos entregando o armamento para a GCM para que eles possam trabalhar pela segurança e zelo do patrimônio santa-cruzense. Em breve nós autorizaremos a licitação para a aquisição de oito veículos, quatro motos e quatro carros para a GCM", disse. 

Santa Cruz do Capibaribe é a terceira cidade do estado a armar sua Guarda Municipal, as anteriores foram Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife e Petrolina, no Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário