quinta-feira, 4 de abril de 2019

Caravana Juventude em Movimento leva cursos para 61 socioeducandos


O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru, no Agreste do Estado, recebeu, na terça-feira (2), o primeiro dia da Caravana Juventude em Movimento. O objetivo da ação, que será realizada semanalmente ao longo do mês de abril, é proporcionar o contato de socioeducandos com conteúdos educativos, por meio da oferta de três cursos, um ciclo de palestras e uma série de oficinas de aperfeiçoamento profissional. Ao todo, 61 adolescentes e jovens devem ser beneficiados em quatro dias de atividades.

A jornada é promovida pelo Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco (SDSCJ). O evento também tem a participação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que, além de certificar os concluintes dos cursos e oficinas, está promovendo um ciclo de palestras de pré-qualificação para o mercado de trabalho. Serão abordados os temas “Marketing Pessoal”, “Currículo”, “Entrevista” e “Trabalho em Equipe”, um em cada etapa da caravana, que também ocorrerá nos dias 9, 16 e 23 de abril.

Já os cursos ofertados são os de Pintor Imobiliário, com 18 horas/aulas, para 16 adolescentes, Produção Audiovisual, com 20 horas/aula e nove alunos, Introdução à Automação Eletrônica, com 14 horas/aula, para 12 socioeducandos, e as oficinas de aperfeiçoamento profissional, que terão 12 horas/aula e devem contemplar 24 internos do Case Caruaru.

“Estamos realizando essas ações em um momento em que a unidade passa por um período de retomada das atividades pedagógicas. A caravana, além de intensificar a parte da educação profissional, também busca trabalhar a importância da qualificação entre os socioeducandos e identificar novos interesses que eles apresentem pelas áreas que estamos trabalhando”, destaca o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque.

O Case Caruaru já havia sido contemplado pela Caravana Juventude em Movimento em 2018, além de ter recebido um pré-evento similar, que proporcionou aos socioeducandos a inserção em parte dos cursos profissionalizantes normalmente ofertados durante a jornada de atividades. Também no ano passado, adolescentes foram atendidos pela ação em outras unidades, como o Case Timbaúba, o Case/Cenip Garanhuns e o Case Jaboatão dos Guararapes. Já em 2019, a caravana ocorreu no Case Santa Luzia.

Imagens: Divulgação/Funase

Nenhum comentário:

Postar um comentário