domingo, 31 de março de 2019

Divulgados os filmes selecionados para o 12º Curta Taquary


Foram divulgados os filmes que vão compor as mostras do 12º Curta Taquary, festival de curtas-metragens que será realizado de 22 a 27 de abril, em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. As sessões vão acontecer na Praça Otto Sailer, no centro da cidade. De um total de 753 produções inscritas, 90 foram escolhidas para serem exibidas nas sete mostras competitivas e nove mostras paralelas.

O tema deste ano do festival é “Ancestralidade e a Formação do Povo Brasileiro” e 19 estados brasileiros, das cinco regiões, estarão representados. Também fazem parte da programação produções do Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, México, Canadá e Líbano.

Entre os selecionados está “A Parteira”, de Catarina Doolan (RN), que acompanha o cotidiano de Donana, parteira profissional na cidade de São Gonçalo do Amarante, interior do Rio Grande do Norte. Do total de selecionados, 38 filmes foram realizados por mulheres, o que representa 42%.

O 12º Curta Taquary vai contar ainda com dois projetos da organização internacional Médicos Sem Fronteira: a produção libanesa “Desculpe, me Afoguei”, de Hussein Nakhal e David Hachby; e o documentário “Doença de Chagas - Encontrando uma Geração”.

Uma outra novidade do 12º Curta Taquary é a presença de um longa-metragem. O festival foi escolhido pelo diretor Marcelo Gomes para exibição de seu novo filme “Estou me Guardando para quando o Carnaval Chegar”, que teve sua estreia em fevereiro no 69º Festival de Berlim, e mostra como os confeccionistas de Toritama, conhecida como a Capital do Jeans, trabalham o ano todo para, no período do Carnaval, quando vendem tudo, deixarem a cidade para se divertir nas praias do litoral nordestino.

“Tivemos uma grande surpresa com o número de inscrições que mostra a importância do Curta Taquary para a difusão da produção audiovisual do país. A qualidade e o caráter social dos filmes mostram que a diversidade do povo brasileiro e a força da mulher em todos os setores da sociedade terão destaque no festival, tanto nas produções, quanto nas muitas atividades que serão realizadas durante uma semana do mês de abril em Taquaritinga do Norte”, ressalta Alexandre Soares Taquary, um dos coordenadores do festival.


Curta Taquary - Surgido em 2005, o Curta Taquary exibiu em suas 11 edições mais de 1.500 filmes para um público superior a 50 mil pessoas, tornando-se um importante espaço para a difusão da produção audiovisual do Brasil e da América Latina. O evento é financiado pelo Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário