segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

CURTINHAS

Aposta – A avaliação geral é a de que a disputa pela prefeitura do Recife em 2020 será protagonizada por nomes novos que nunca figuraram em disputas majoritárias como João Campos, André Ferreira, Silvio Costa Filho e Marília Arraes. Será uma eleição que terá o fator geracional predominante, aposentando nomes que já foram colocados e rejeitados pelas urnas em eleições anteriores.

Suplente – Com a convocação de Alberes Lopes para a secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, o suplente Moyses Santos, pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, assumiu o mandato de vereador de Caruaru. Alberes vem numa ascensão política, tendo sido vereador de Ibirajuba, depois de Caruaru e agora integra o primeiro escalão do governador Paulo Câmara.

DEM – Durante a hegemonia do PSB, o DEM que tinha em 2002 cinco deputados federais e sete deputados estaduais em Pernambuco, foi praticamente reduzido a pó em 2018. Se não fosse a filiação de Fernando Filho ao partido, o DEM não teria elegido nenhum deputado federal nas eleições do ano passado. Com o resultado das urnas, Fernando Filho tornou-se o principal político da sigla no estado.

Tercius – O sentimento na Frente Popular é que se João Campos e Felipe Carreras não chegarem a um entendimento, o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo, será a alternativa de Geraldo Julio e Paulo Câmara para 2020. Coincidentemente, Rebelo ocupa a mesma pasta que Geraldo ocupou em 2007 no primeiro governo Eduardo Campos.

RÁPIDAS

Nome parlamentar – O deputado estadual eleito Guilherme Uchoa Junior decidiu que quando assumir o mandato em fevereiro utilizará o nome parlamentar Guilherme Uchoa, pois além de facilitar ser chamado, prestará uma homenagem ao ex-presidente da Casa, Guilherme Uchoa, falecido em 2018.

Dizimados – As urnas do ano passado dizimaram dois políticos que até pouco tempo eram vistos como representativos em Jaboatão dos Guararapes. Neco, que ficou em segundo lugar em 2016 na disputa pela prefeitura, obteve apenas 14.044 votos para deputado estadual. O ex-prefeito Elias Gomes foi ainda pior, quando obteve apenas 12.328 votos tentando uma vaga na Alepe. Ambos foram aposentados para a política.

Inocente quer saber – O segundo escalão será anunciado hoje por Paulo Câmara?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário