sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

CURTINHAS

Cautelar – O prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB), prestou informações ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a denúncia do presidente da Câmara de Vereadores, Toninho Oliveira (PTB), de que o Município estaria executando em 2019 um orçamento que não passou pela aprovação do legislativo. Toninho Oliveira pediu também que o TCE emita uma cautelar contra o prefeito. O relator Carlos Porto já requisitou o pronunciamento do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO). O processo já está com o procurador Cristiano Pimentel, que deve elaborar um parecer jurídico.

Reforma – Eleito primeiro-secretário da Câmara Municipal do Recife, o vereador Romerinho Jatobá (PROS) deu início a uma reforma no buraco frio da Casa José Mariano. O espaço de convivência dos vereadores estava muito deteriorado e agora passará por uma requalificação. Outro espaço que receberá melhorias é o plenário da Casa que ganhará um melhoramento acústico.

Diferencial – Com a eleição de 24 novos deputados estaduais, sendo a muitos deles bastante jovens como Romero Albuquerque, Fabiola Cabral, Antonio Coelho, João Paulo Costa, Clarissa Tércio, Romero Sales Filho, Jô Cavalcanti, Henrique Queiroz Filho e Wanderson Florêncio, a tese da renovação tem sido o diferencial de Aglailson Victor na disputa pela primeira vice-presidência, uma vez que ele representa efetivamente a novidade na eleição e consequentemente na relação com os demais deputados.

A Grande Família – Após a nomeação de uma filha para a secretaria de Educação, o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, vem recebendo críticas da população do município, que afirmou que a prefeitura virou uma versão local da Grande Família. As redes sociais não param com uma enxurrada de críticas ao prefeito, que recebeu uma recomendação do Ministério Público para exonerar familiares que estavam ocupando cargos comissionados no município.

Yves Ribeiro – Ex-prefeito de Paulista entre 2004 e 2012, Yves Ribeiro decidiu que será candidato nas eleições de 2020. Ele tem se movimentado para voltar a governar a cidade nas próximas eleições, uma vez que sua popularidade foi fundamental para eleger Junior Matuto na sua sucessão. Matuto, por sinal, faz uma gestão bastante contestada na cidade porque a população não tem nenhuma referência de ações e obras de sua autoria.

Cidadão – Está marcada para o próximo dia 8 de março a entrega do título de cidadão recifense ao vice-presidente da República General Hamilton Mourão. O deputado estadual Marco Aurélio, autor da proposta, esteve reunido ontem com Mourão, que está no exercício do cargo de presidente da República, e alinhou todos os detalhes da sua vinda à capital pernambucana.

Pedido – O deputado estadual Marco Aurélio, mesmo integrando a oposição, pediu ao vice-presidente General Mourão que tenha atenção especial com Pernambuco para ajudar Paulo Câmara a destravar obras e investimentos junto ao presidente Jair Bolsonaro. Marco afirmou que os interesses do estado estão acima de qualquer divergência política que ele possui com o governador.

RÁPIDAS

Reposição – O governo de Pernambuco e as empresas de ônibus procuram chegar a um denominador comum que possa cobrir os custos de manutenção do transporte público e uma reposição da inflação acumulada no período. O aumento em Pernambuco não é o único, estados como São Paulo têm reajustado suas passagens.

Emissário – A prefeitura do Recife enviou um emissário para perguntar ao deputado André de Paula qual secretaria ele gostaria de ter na gestão de Geraldo Julio. O deputado, que preside o PSD no estado, teria dito que o gesto que o PSB poderia ter feito era no dia 26 de dezembro quando houve o convite aos secretários, como não houve, agora não precisa mais garantir nenhum espaço para ele, que continuará ajudando em Brasília as gestões do PSB mas com uma distância regulamentar.

Inocente quer saber – Quando a bancada de oposição oficializará Marco Aurélio como seu líder?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário