quarta-feira, 21 de novembro de 2018

CURTINHAS

Arquivado – O Senador Federal retirou de pauta o projeto que visava “flexibilizar” a Lei de Ficha Limpa. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) conseguiu 54 assinaturas, dentre 81 senadores, para a retirada de urgência do projeto. A iniciativa era para que as condenações anteriores em 2010 não resultassem em “ficha-suja” para os candidatos. “A proposta tentava rasgar a Lei de Ficha Limpa, além de contrariar uma decisão do Supremo, que, ao analisar a lei atual, decidiu que a norma valia para casos anteriores a 2010”, disse o procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO).

IPVA – Por sugestão do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), o governo decidiu apresentar uma emenda que aplica o reajuste de 3% no IPVA pelos próximos três anos. Na proposta original do executivo, o reajuste de 3% no IPVA ocorreria indefinidamente, o que deixaria o imposto pernambucano como o mais caro do Brasil.

Fraudes – Após uma emenda do deputado estadual Alberto Feitosa (Solidariedade), exigindo que o governo fiscalize os beneficiários do Bolsa-Familia através de um cruzamento de dados para cortar benefícios de quem tem renda além do permitido para ter direito, será possível pagar os benefícios de quem realmente precisa, evitando fraudes.

Gleide Angelo – Eleita deputada estadual com 412.636 votos, sendo a mais votada da história de Pernambuco, a delegada Gleide Angelo pretende intensificar as plenárias em defesa das mulheres, combatendo a violência doméstica sobretudo na Região Metropolitana do Recife onde tem forte atuação. A plenária servirá para ajustar o mandato mas também se preparar para voos futuros.

RÁPIDAS

Cota – Com a escolha do deputado Luiz Henrique Mandetta para o ministério da Saúde, o presidente Jair Bolsonaro extrapolou a cota de ministros do Democratas na Esplanada. Além de Mandetta, Bolsonaro já havia convocado Onyx Lorenzoni para a Casa Civil e Tereza Cristina para a Agricultura.

Ressalva – Nem todos os tucanos apoiam a nomeação de Bruno Araújo para a presidência nacional do PSDB. Há quem afirme que Bruno deixou o partido em Pernambuco reduzido a apenas uma deputada estadual eleita em 2018, e isso pesará contra a sua escolha numa eventual presidência nacional da sigla.

Inocente quer saber – O grupo de vereadores de Macaparana que apoia o deputado Antônio Moraes ajudará Paulo Câmara neste segundo governo?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário