sábado, 6 de outubro de 2018

Falta de água pode ser combatida com medidas simples

O reúso da água é hoje um dos grandes desafios para diversos países. Alemanha, Japão e Estados Unidos, entre outros, enfrentam também o mesmo problema. De acordo com o Ministério das Cidades, o Brasil desperdiça 38,8% de toda a água tratada. Em algumas cidades do Norte e do Nordeste, esse índice ultrapassa os 50%.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, lavar a calçada com água potável desde julho de 2018 pode render uma multa de R$ 250. A prefeitura da capital publicou um decreto no Diário Oficial que determina que “a limpeza de calçada deverá ser feita por varrição, aspiração ou outros recursos que prescindam de lavagem, exceto quando essa seja realizada com água de reúso, de poço ou de aproveitamento de água de chuva, desde que comprovada a origem da água utilizada”, diz o texto.

Para auxiliar na conscientização da população e ao mesmo tempo preservar os recursos naturais, a Kärcher desenvolveu uma campanha de conscientização sobre o reúso da água. Além de dicas simples que podem ser aplicadas tanto em casas quanto em comércios, os produtos Kärcher também contribuem para a economia de água no processo de limpeza através da lavagem.

Um dos destaques são as lavadoras de alta pressão, ideais para a limpeza de áreas externas. O equipamento economiza até 80% de água, se comparada ao uso de uma mangueira comum de jardim. Tendo vendido mais de 100.000 milhões de lavadoras no mundo, a economia gerada ficou na ordem de 6 trilhões de litros de água estimados, o que daria para abastecer 158 milhões de pessoas por 1 ano. Para se ter ideia, uma mangueira convencional possui uma vazão de 1.500 litros/hora, já lavadoras de alta pressão possuem uma vazão de 300 litros/hora. Considerando que os equipamentos vendidos foram usados por 1 hora por semana, 1 vez na semana durante 1 ano, foi possível mensurar esta economia. “Estimamos que o gasto anual com uma mangueira foi de 78 mil litros, já o gasto anual de uma lavadora foi de 15,6 mil litros”, comenta Rafael Ferrari, gerente de marketing e produtos.

Todas as lavadoras funcionam com água de reúso, desde que utilizado com um filtro de água, para evitar que as partículas de sujeira cheguem até a bomba. Para armazenar a água, é possível utilizar desde baldes plásticos como reservatório até cisternas embutidas de maior porte. Essa água pode ser usada na limpeza diária do quintal, garagens, bicicletas, motos e outras superfícies em geral. “A tendência é sempre buscarmos soluções que reflitam positivamente no futuro do meio ambiente e possam formar consumidores cada vez mais conscientes. A Kärcher é uma empresa que, há mais de 80 anos, acompanha os hábitos de limpeza nos mais diferentes países, sempre pensando na preservação dos recursos naturais”, ressalta Caroline Watanabe, gerente de produtos.

Algumas mudanças de hábito podem contribuir para um consumo mais consciente de água na limpeza. Confira abaixo dicas da equipe Kärcher!

1 – Para não desperdiçar água da torneira, utilize água da chuva ou de reúso. Há lavadoras de alta pressão que possuem essa funcionalidade, possibilitando o aproveitamento de água coletada para a limpeza diária do quintal, garagens, bicicletas, motos e outras superfícies em geral.

2- Ao invés de utilizar mangueira para limpar grandes superfícies com folhas e poeiras, opte por varredeiras mecanizadas, que ajudam a economizar tempo e promovem maior comodidade na limpeza de áreas externas.

3 – Caso necessite limpar áreas externas da casa, como garagens, quintais e piscinas, utilize lavadoras de alta pressão. Segundo a Abralimp (Associação Brasileira de Limpeza Profissional), o equipamento utiliza em média 300 litros de água/hora, consumindo pouca energia. No mesmo espaço de tempo, a mangueira consome 1.500 litros.

4 – Para limpeza de vidros e janelas, utilize apenas borrifadores os limpadores de janela otimizados para essa função.

5 – Na higienização de superfícies têxteis, como carpetes, tapetes e colchões, opte por extratoras, que permitem uma limpeza em profundidade, ideal para pessoas com alergias e sem consumir muita água.

6 – Limpadoras a vapor são ideais para a higienização de utensílios e objetos que necessitam de uma limpeza mais profunda, eliminando 99,99% bactérias domésticas. Com apenas 1,3 litros de água, é possível produzir 25 minutos de vapor, permitindo também a limpeza de gorduras e sujeiras na cozinha, banheiros, pisos e vidros.

Em sua linha residencial a Kärcher possui diversos equipamentos que visam otimizar as tarefas voltadas à limpeza da casa. Confira:

Lavadora de alta pressão: prática, compacta, com baixo consumo de água e energia elétrica, ideal para limpeza de garagens, pequenos quintais, carros, bicicletas, motos, itens de jardim, entre outros. Possui tubeira com regulagem de pressão e pode vir acompanhada por acessório que evita respingos em sua área de atuação, permitindo também a limpeza de áreas internas.

Varredeira: Varre cinco vezes mais rápido se comparada a uma vassoura tradicional. É resistente à corrosão, fácil de manobrar e com poderosas escovas rotativas laterais. As cerdas extralongas garantem uma limpeza completa até em cantos difíceis, com alça de altura ajustável. O recipiente de resíduos pode ser removido facilmente e com segurança e possibilita ser esvaziado sem entrar em contato com a sujeira.

Extratora: esse equipamento aplica uma solução do detergente nos tecidos e carpetes, aspirando-a novamente, removendo toda a sujeira. Manchas de gordura e odores também são eliminados com eficácia. Ideal para lares com pessoas alérgicas ou animais de estimação, podendo ser ainda utilizada na limpeza de pisos frios e como aspiradora de pó e líquidos.

Limpador de vidros: ideal para janelas, espelhos, superfícies lisas e de vidro, com inovador sistema de sucção de água. Proporciona uma limpeza rápida, higiênica e sem deixar marcas no vidro. Vem acompanhado de um borrifador e um pano de microfibra especial para uma limpeza ainda mais eficiente.

Limpadora a vapor: ideal para limpezas rápidas e práticas sem uso de produtos químicos. Possui diversas aplicações, como em coifas, fornos, louças, vidros, azulejos, carros, bicicletas e diversos tipos de pisos. Pode ainda ser usada para higienização de brinquedos, chupetas e demais utensílios do bebê. É ideal também para desamassar cortinas e roupas. Elimina 99,99% das bactérias domésticas, além de sujeiras teimosas e gorduras sem danificar as superfícies. Sua pistola pode ainda ser acoplada a diversos acessórios, como bico turbo com escovas removíveis e panos de microfibra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário