segunda-feira, 8 de outubro de 2018

CURTINHAS

Gleide Ângelo – Tida como uma surpresa na disputa para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, a delegada Gleide Angelo foi eleita com a maior votação da história de Pernambuco com 412.636 votos, superando o Pastor Cleiton Collins que tinha obtido quase 217 mil votos. Gleide é a parlamentar mais votada de todos os tempos e dificilmente terá este recorde batido.

João Campos – Já o deputado federal eleito João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, suplantou a sua avó Ana Arraes e seu bisavô Miguel Arraes, até então eleitos com quase 400 mil votos. João atingiu 460.387 votos e foi o mais votado da história de Pernambuco, num claro reconhecimento do eleitor pernambucano ao legado de Eduardo Campos.

Marília Arraes – A deputada federal eleita Marília Arraes foi a segunda mais votada para a Câmara  dos Deputados, perdendo apenas para o primo João Campos, e atingiu 193.108 votos. Sem estrutura, Marília mostrou novamente que é boa de urna e chega ao mandato de deputada federal como uma liderança em ascensão na política estadual.

Herdeiro – Quem também saiu com uma expressiva votação foi Guilherme Uchoa Junior, que terminou com mais de 70 mil votos e ficou na terceira colocação. A sua vitória além de merecida, foi uma justa homenagem a saudosa memória do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa, falecido em julho.

Roberta Arraes – Reeleita para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, a deputada Roberta Arraes foi a única vitoriosa de Araripina. Ela tinha dois adversários diretos na sua cidade, Socorro Pimentel e Aluisio Coelho, e foi a única que conseguiu vencer neste domingo. Roberta consolida a sua liderança e garante a força do seu grupo para voltar a prefeitura em 2020.

RÁPIDAS

André Ferreira – O deputado federal eleito André Ferreira deu uma demonstração de força do grupo Ferreira, com a sua eleição para a Câmara dos Deputados figurando como o terceiro mais votado com 175.834 votos. Além disso, o seu partido elegeu cinco deputados estaduais, dentre eles Manoel Ferreira, que voltou à Assembleia Legislativa de Pernambuco depois de oito anos.

Silvio Costa – Apesar de não ter sido eleito senador, Silvio Costa obteve quase 700 mil votos e ainda elegeu Silvio Costa Filho com uma expressiva votação para a Câmara dos Deputados e João Paulo Costa para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Silvio mostrou que é uma das mentes mais brilhantes da política pernambucana e mesmo sem dispor de grandes estruturas saiu gigante do processo eleitoral.

Inocente quer saber – O que faltou a oposição para tentar chegar a um resultado melhor nas eleições deste ano?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário