sábado, 13 de outubro de 2018

CURTINHAS

Majoritários – Os deputados estaduais eleitos com a maior votação proporcional de um município foram Álvaro Porto (Canhotinho com 68,13%), Lucas Ramos (Santa Cruz com 59,53%), Antonio Fernando (Ouricuri com 56,56%) e Gustavo Gouveia (Paudalho com 55,76%). Já os federais foram Sebastião Oliveira (Santa Cruz com 56,85%) e André Ferreira (Canhotinho com 52,99%).

Kaio Maniçoba – Apesar de não ter sido reeleito, Kaio Maniçoba atingiu 61.287 votos, dobrando seus votos em relação a 2014. Junto com Bivar, que quadruplicou seus votos, Kaio obteve proporcionalmente a melhor ampliação de votos em relação ao pleito anterior. Primeiro suplente da sua coligação, Kaio tem grandes chances de assumir o mandato caso algum deputado seja convocado por Paulo Câmara.

João Fernando – Após sair do PSB, João Fernando Coutinho achou que seria fácil renovar seu mandato. Filiou-se ao PROS, rompeu com o Palácio e foi para a disputa sem calcular os riscos de um distanciamento com o governo. Caiu de mais de 120 mil votos em 2014 para apenas 63.939 votos em 2018, ficou sem mandato e muito provavelmente sepultou sua carreira política.

Alepe – Com as duas maiores bancadas, PSB e PP deverão ficar com os dois principais cargos da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Sem um nome natural para presidir a Casa, o PSB deverá abdicar do posto para Eriberto Medeiros, que já deu inúmeras demonstrações de fidelidade ao Palácio e será um importante aliado do governador Paulo Câmara na Casa. Para a primeira-secretaria, o PSB tem Diogo Moraes, Lucas Ramos e Clodoaldo Magalhães, que saíram fortalecidos das urnas no último domingo.

RÁPIDAS

Composição – A nova composição da Alepe será representada por dezoito partidos, pela ordem: PSB (11), PP (10), PSC (5), DEM, PSD e PT (3), PTB e PR (2), PDT, Avante, PRTB, PSDB, PRB, PHS, PSOL, MDB, PCdoB e Solidariedade (1).

Mulheres – A Assembleia Legislativa de Pernambuco terá um número recorde de mulheres na composição da Casa. Além das deputadas reeleitas Roberta Arraes, Simone Santana, Teresa Leitão e Priscila Krause, a Casa ganhou o reforço de Fabiola Cabral, Ducicleide Amorim, Clarissa Tercio, Alessandra Vieira, Gleide Angelo e Juntas.

Inocente quer saber – Felipe Carreras terá coragem de romper com o PSB para ser candidato a prefeito do Recife em 2020?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário