quarta-feira, 5 de setembro de 2018

TOTAL Combustíveis assume a marca Petronac Combustíveis


Mudança faz parte da estratégia de expansão dos negócios da empresa no país

A TOTAL Combustíveis, empresa Pernambucana com mais de 20 anos de atuação na distribuição de combustíveis líquidos, assumiu a marca Petronac Combustíveis em toda a sua operação. A mudança faz parte da estratégia de expansão dos negócios da companhia e é fruto da aquisição pelos acionistas da TOTAL Combustíveis, em abril de 2017, da distribuidora Petronac (Petróleo Nacional), que atuava a mais de 20 anos nos mercados de São Paulo e Minas Gerais. “Resolvemos adotar este nome em todo o Brasil nesse momento de expansão dos nossos negócios”, comenta Alberto Perez, diretor presidente da Petronac.

A Petronac está entre as cinco maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil. Com sede no Recife, conta com quatro bases próprias de distribuição (Bahia, São Paulo, Goiás e Distrito Federal) e 17 filiais nas regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste, fornecendo combustível para mais de 3.800 postos no Brasil, em cerca de 1.000 municípios em 14 estados. Em 2017, a empresa distribuiu aproximadamente 2,3 milhões de metros cúbicos de combustível.

O nome e a identidade visual da Petronac serão gradativamente alterados em todas as estruturas da empresa. As reformas de postos bandeirados começam este mês e devem seguir até janeiro de 2020. A expectativa é que, a partir de novembro, os clientes finais já possam interagir com a nova marca.

A Petronac conta com um plano de expansão desenhado para os próximos 10 anos, com investimento em novas bases e novos postos embandeirados. O quadro da empresa vem crescendo ao longo dos últimos meses para suportar o crescimento que vem pela frente. A expectativa é a geração de novos postos de trabalho à medida em que a distribuidora for se expandindo pelo país. “Nossa expectativa é seguir competindo de forma arrojada com as grandes distribuidoras do país”, comenta Perez.

Atualmente, a Petronac ocupa a segunda posição no índice de Excelência Empresarial no Atacado no Brasil e a 85ª posição no ranking geral de vendas líquidas, conforme o ranking 2018 das 1000 Melhores e Maiores Empresas do Brasil (Revista Exame). Entre os números de destaque estão o crescimento de 43,5% em 2017, ocupando o 20° lugar entre as empresas que mais cresceram ano passado. A rentabilidade de 66,6% coloca a distribuidora na segunda posição entre as empresas do setor. No ranking de liquidez corrente, a Petronac ficou em sétimo lugar (2,35).

HOLDING - A distribuidora pernambucana Petronac Combustíveis integra a holding TT WORK, criada em 2017 para atender as demandas geradas pelos novos negócios desenvolvidos nos últimos anos pela antiga TOTAL Distribuidora e composta por três outros empreendimentos, além da Petronac: a TDez (cadeia de fornecimento/logística), a Tecomb (terminais de distribuição) e a AtlantImport (importação). Atualmente, a holding conta com 493 colaboradores.

Em maio deste ano, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), concedeu a aprovação final para a aquisição de 30% da TT WORK pela PetroChina International (Hong Kong) Corporation Limited (PCIHK). A transação foi concluída em junho com a Petrochina passando a ser acionista no negócio. Para a holding pernambucana, com atuação nacional, foi uma oportunidade de agregar a força de um player global de energia ao mercado local e acelerar o crescimento de seus negócios no Brasil.  “Nossa intenção é utilizar a força do portfólio de atuação da PetroChina no mundo para trazer vantagens competitivas na nossa atuação no Brasil. Isso não implica dizer que vamos parar de comprar produto nacional. Porém, a busca por menores custos para desonerar toda a cadeia é um dos objetivos que pretendemos alcançar”, esclarece Perez. Para a PCIHK, esta é uma oportunidade importante para expandir seus negócios de distribuição de combustíveis no mercado de varejo em rápido crescimento no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário