quinta-feira, 6 de setembro de 2018

CURTINHAS

Referência – Conforme avaliamos nesta coluna, Jarbas Vasconcelos consolidou sua liderança no Ibope crescendo sete pontos e atingindo 33% das intenções de voto. Jarbas é líder nas pesquisas porque é a principal referência política de Pernambuco, pois foi um grande governador, um grande prefeito e tem o reconhecimento do eleitor pernambucano por nunca ter se envolvido em falcatruas em sua vida pública.

Lulista – Já Humberto Costa aparece com boa votação porque tem sua imagem associada a Lula, que é adorado pelo povo pernambucano. Humberto não tinha se preparado para uma campanha de federal e seu crescimento nas pesquisas mostra que ele estava certo quando apostou na aliança com o PSB para garantir a retaguarda que não teria na candidatura de Marília Arraes para tentar renovar seu mandato.

Contas – Com a confirmação da liderança de Paulo Câmara, consolida-se as contas feitas no buraco frio da Alepe de que a Frente Popular elegerá oito deputados federais e quatorze deputados estaduais, e no fim das contas poderá salvar todo mundo, pois quem não se eleger deverá assumir o mandato na condição de suplente, uma vez que são nove nomes para sete ou oito vagas de federal e quinze nomes para treze ou quatorze vagas de estadual.

Sobrevivência – Em desvantagem no Ibope, a frente oposicionista já faz as contas do salve-se quem puder, pois a oposição poderá eleger apenas seis federais e sete estaduais em seus chapões. Com isso cada um irá preocupar-se exclusivamente com sua eleição, deixando em segundo plano a disputa majoritária.

Pecha – A oposição conseguiu na justiça proibir que ela seja associada a Michel Temer como o Time de Temer, porém a pecha já caiu na mente do eleitor, uma vez que o ministro da Educação e o ministro das Cidades são candidatos a senador. Este fato é verdade e não tem como ser escondido da população, mesmo que não apareça mais na propaganda eleitoral. Em outras palavras, o estrago já está feito.

RÁPIDAS

Força – Tem impressionado nesta eleição a força dos grupos políticos de Ipojuca. Além da reeleição de Simone Santana, Romero Sales Filho ligou as turbinas e cresceu muito nas apostas para se eleger com expressiva votação. Debora Serafim, que disputa pelo PSC e precisa de pouco mais de 20 mil votos, também tem todas as condições de se eleger em outubro, garantindo assim três representantes do município na Casa Joaquim Nabuco.

Silvio Costa – Com 12% no Ibope, Silvio Costa consolidou-se na quarta colocação na disputa pelo Senado, aproximando-se dos três primeiros colocados. Isso mostra que sua associação a Lula pode até não garantir seu mandato no Senado, mas tem todas as condições de lhe dar uma consagradora votação em outubro.

Inocente quer saber – Armando Monteiro está arrependido de ter vetado Silvio Costa da sua chapa majoritária?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário