quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Chapa feminista PSOL/PCB assina decálogo de compromisso pelos direitos da criança e do adolescente


A chapa feminista PSOL/PCB participou na tarde desta terça-feira (12) da entrega de um decálogo de compromisso dos candidatos ao governo do estado, elaborado pelo Fórum do Diretório da Criança e do Adolescente de Pernambuco. O documento que contém dez pontos prioritários para a pauta da infância foi assinado por Dani Portela, Gerlane Simões, Albanise Pires e Eugênia Lima. A chapa da coligação "A esperança não tem medo" foi a única completa presente no ato realizado na sede da ONG Etapas, no bairro da Boa Vista, centro do Recife. Além das candidatas, assinaram o decálogo o candidato a deputado federal Ivan Moraes e a co-candidata a deputada estadual pelas Juntas, Jô Cavalcanti.   

Dentre as propostas estão a manutenção da maioridade penal de 18 anos, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente; políticas sociais que garantam educação, cultura, saúde e lazer em primeiro lugar, em detrimento de políticas desenvolvimentistas; dentre outras. "Essa cobrança das entidades que trabalham com a infância para que ela seja prioridade na pauta da discussão política é muito importante. Como candidatura, se comprometer com a pauta dos direitos da infância é prioridade, pois sabemos que investir nas crianças é investir no cidadão futuro. A gente entende que é fundamental garantir a existência de um estado que acolha essa criança desde antes do nascimento, com o pré-natal de qualidade, com um nascimento respeitoso e com acesso à creche. Nós defendemos que o estado tenha uma educação integrada, desde à creche até o ensino médio, passando pelo ensino fundamental. Além disso, essa criança precisa ter direito à saúde, para que ela possa se desenvolver; é preciso que ela tenha o direito à cultura, à brincadeira, à prática de esportes e que as crianças com deficiência sejam incluídas de forma plena, ultrapassando as barreiras arquitetônicas e comunicacionais. Queremos que todas as crianças se desenvolvam plenamente em um estado acolhedor, justo e igualitário para todas as pessoas", afirmou Dani em sua fala no ato.

À noite a candidata ao governo participou de uma sabatina realizada pela Universidade Católica de Pernambuco, com a participação de alunos e professores. Na atividade, ela foi questionada sobre pontos do seu plano de governo. Também participaram da roda de diálogo as candidatas ao senado Albanise Pires e Eugênia Lima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário