segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Atletas de Caruaru disputam nos XVII Jogos Escolares Municipais


O evento realizado pela prefeitura municipal já premiou os vencedores da bocha paralímpica e xadrez

Os estudantes caruaruenses já entraram nas disputas pelos XVII Jogos Escolares Municipais de Caruaru. As competições iniciaram no último sábado (25) com as modalidades de xadrez, no Colégio Criativo e continuaram nesta semana com a bocha paralímpica, no Colégio Construtivo, e o futsal nos colégios Municipal e Altair Porto (que seguem na próxima semana). Neste sábado, 1º de setembro, as disputas estão acontecendo pelas modalidades do tênis de mesa, no Ginásio Municipal, e pelo judô, no Polo Comercial.

A emoção da vitória e o espírito esportivo de competição, assim como a superação dos limites físicos e emocionais têm entrado em quadra a cada disputa. Foi assim com os paratletas cadeirantes da bocha paralímpica Lucas de Andrade, primeiro lugar na categoria “BC-1”, e Letícia Karoline dos Santos, que ganhou na categoria “BC-2”. “A emoção é muito grande para mim, que estou disputando pela primeira vez nos Jogos Escolares e já conquistei o primeiro lugar”, destacou Lucas, que disputou pelo GGE.

Apesar da timidez, Letícia competiu com bravura e comemorou a vitória. A mãe, emocionada, não se conteve em demonstrar a alegria de ver a filha entrar na disputar e sair vitoriosa. “É muito bom ver minha filha competindo e alcançando bons resultados. Fico orgulhosa de ver que a participação dela incentiva outros atletas”, destacou Rosicleide dos Santos, mãe de Letícia Karoline, que competiu pela segunda vez nos JEMC, representando a Escola Municipal Laurentino dos Santos.

Das disputas do xadrez, que aconteceram no último sábado (25), saíram vencedores: José Thiago (Colégio Alternativo - pré-mirim “B” masculino); Gabriela Tavares (Colégio Criativo - pré-mirim “B” feminino); José Mateus (Colégio Alternativo - pré-mirim “C” masculino); Lucas Vasconcelos (Colégio Batista - mirim masculino); Raquel Araújo (Colégio Criativo - mirim feminino); Luiz Felipe (Colégio Alternativo - infantil masculino); Hevile Quézia (Colégio Batista - infantil feminino); Adeton Feitosa (Colégio Elizete Lopes - juvenil masculino) e Ângela Santos (Colégio Elizete Lopes - juvenil feminino).

Nesta edição, os JEMC superaram também em números, se comparados a edição do ano passado, com mais de 5000 atletas inscritos de mais de 80 instituições de ensino participantes. Em 2017 foram mais 4.000 alunos de 69 instituições. Os estudantes participantes são das redes municipal, estadual, particular e federal. As competições são em 14 modalidades, nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, no feminino e masculino, sendo elas: futsal, futebol de campo, voleibol, vôlei de praia, handebol, basquetebol, natação, atletismo, judô, karate, xadrez, tênis de mesa, badminton e bocha paralímpica.

Os embates estão previstos para acontecer nos períodos da manhã e tarde, no Ginásio Municipal de Esportes, Escola Municipal Altair Porto, Escola Municipal Laura Florêncio, ASCES, AABB, Colégio Criativo, GGE, Polo Comercial de Caruaru, na pista de atletismo e no campo de futebol do Colégio Municipal Álvaro Lins. Assim como foi no ano passado, nesta edição também serão oferecidos os festivais esportivos, para possibilitar a participação de alunos do Ensino Fundamental I (do 1° ao 5° ano) como forma de promover a iniciação para a prática esportiva.

Os JEMC terão duração média de 45 dias e contarão com a inserção de paratletas em diversas modalidades. O evento esportivo é considerado o mais importante do interior de Pernambuco e tem a realização da Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Gerência de Esportes e Lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário