sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Alcides Teixiera Neto quer instituir a Semana de Orientação Vocacional no Recife


O vereador Alcides Teixeira Neto apresentou um projeto de lei (PL 071/2018) dedicado aos estudantes. A proposta institui a implementação da “Semana de Orientação Vocacional” nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II das Escolas Públicas Municipais do Recife, a ser realizada anualmente na última semana de outubro.

Por meio dela, os alunos poderão entrar em contato com as principais profissões do mercado de trabalho, áreas de atuação e como fazer para ingressar em cada setor. Diversas atividades didáticas como exposições, palestras, discussões em grupo e entrevistas serão ministradas para deixar os estudantes por dentro do assunto.

Para o vereador, essa iniciativa ajuda a dar maior segurança às escolhas dos alunos. “Um das primeiras grandes decisões que o jovem precisa tomar ao adentrar a vida adulta é a escolha profissional. Muitas vezes, jovens bem qualificados, mas sem orientação vocacional, acabam ocupando cargos que não possuem relação com seu perfil. Esse projeto procura não só resolver o problema dos jovens que necessitam ser inseridos de forma qualitativa no mercado de trabalho, como também estabelecer condições para o pleno exercício da cidadania”, afirmou.

De acordo com a psicóloga Auxiliadora Borba, ampliar os horizontes dos estudantes é fundamental para que o momento da decisão seja feito com cautela. “Atividades de orientação com essa servem para abrir o leque de opções e guiar os jovens em uma fase tão cheia de dúvidas e com processos seletivos tão concorridos”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário