sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Segurança do Litoral Sul é reforçada com entrega de Companhia Independente, novos policiais e viaturas


Ratificando o compromisso firmado com a população pernambucana de reforçar o combate à violência em todo o Estado, o governador Paulo Câmara foi até o município de Tamandaré, no Litoral Sul, nesta quinta-feira (14.12), para inaugurar a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) – Coronel Theophanes Ferraz Torres. A nova unidade vai intensificar o policiamento ostensivo também nos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e São José da Coroa Grande, totalizando 154 mil pessoas atendidas. Na ocasião, também foram apresentados os novos 50 policiais militares e mais 12 viaturas para a corporação.

“Essa Companhia era um pleito antigo da população e nós precisávamos dar um reforço nos municípios do Litoral Sul, que estavam todos sob a abrangência do Batalhão de Palmares. A unidade vai contar, a princípio, com 138 PMs. A partir de abril, com a finalização de um novo treinamento que está tendo com os novos concursados da PM, virá ainda mais reforços do efetivo, com carros e equipamentos. Queremos e vamos dar a segurança necessária às pessoas, combater o tráfico de drogas, o crime organizado, evitar os assaltos, furtos, roubos e, acima de tudo, salvar vidas”, garantiu o governador.

A estrutura da Companhia, reformada em parceria com a prefeitura municipal, conta com alojamentos, áreas administrativas, sala de planejamento, armaria e Central de Operações da PM (Copom). Dos novos veículos entregues à unidade, dois são do tipo Amarok, dois do tipo Spins e oito motocicletas. Com frota moderna recém-adquirida, a unidade atua por meio do policiamento a pé, patrulhas escolares e rurais, Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) e Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam).

O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, Vanildo Maranhão, destacou a importância da estrutura para uma região tão turística e movimentada. “A cidade de Tamandaré é uma cidade turística que, nesse período, ela triplica a sua população flutuante. Turistas de várias partes do Brasil e do mundo vêm aqui, às praias de Tamandaré, Carneiros, para desfrutar do nosso verão. E essa Companhia vai ser fundamental para levar a segurança a essas pessoas e aos mais de 150 mil habitantes desses municípios atendidos. Ela está sediada aqui, na cidade de Tamandaré, mas conta com uma abrangência operacional motorizada, com viaturas, trios da ROCAM, o GATI, a Patrulha Rural e com a Patrulha Escolar que vai beneficiar toda a população dessa região”, disse.

A criação da 10º CIPM de Tamandaré veio a partir de um projeto do Executivo, enviado pelo governador Paulo Câmara à Alepe. Aprovada, a Lei 16.114, de 19 de julho de 2017, foi sancionada pelo governador. Além dessa, o governo está em fase final de implantação de novas companhias da PM em Araripina e Lajedo. Também estão sendo criados o 26º Batalhão, sediado em Itapissuma, e o 2º Biesp, em Petrolina.

“O nosso compromisso é muito sério com a segurança. Estamos realizando ações concretas de entregas e contratações de policiais. Policiais civis que estão por vir, já no mês que vem, para contemplar todas as delegacias dos municípios de Pernambuco. Além dos 300 policiais militares para o Corpo de Bombeiros, que também serão integrados ainda no primeiro semestre de 2018, e mais 1.322 policiais militares, que estão, neste momento, fazendo academia de polícia e serão integrados às fileiras da PM em abril de 2018. É muito compromisso e responsabilidade. Temos muito a fazer, mas tenho certeza de que estamos no caminho certo”, frisou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

A auxiliar-administrativa Mayara Cristina, de 25 anos, comemorou a chegada dos novos policiais e disse se sentir mais tranquila com a presença efetiva da PM na cidade. “O que esperamos é uma melhoria muito grande na segurança de Tamandaré, haja visto que nosso governador iniciou algumas turmas de soldados, que já está para ser concluída, e é um avanço muito grande. A gente já consegue ver, a partir da primeira turma de soldados, uma melhoria muito grande em relação ao índice de criminalidade na região, e para a gente foi excelente. Acho que foi um avanço muito grande não apenas para o Litoral Sul, mas para todo o Estado”, declarou.

Acompanharam o governador durante a agenda no município o deputado federal Danilo Cabral, os deputados estaduais Clodoaldo Magalhães, Simone Santana, Aluisio Lessa e Joel da Arpa; os prefeitos Isabel Hacker (Rio Formoso), Sérgio Hacker (Tamandaré), Raimundo Nonato (vice-prefeito de Tamandaré), France Hacker (Sirinhaém), Camila Machado (vice-prefeita de Sirinhaém), Elimario (Barreiros), Marcello Maranhão (Ribeirão), Walter Farias (representando o prefeito Pel, de São José da Coroa Grande); além do coronel Alexandre Menezes (diretor da Diretoria Integrada do Interior – Área I); do delegado José Rivelino (representando o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kherle); do coronel da Reserva Remunerada, Cícero Laurindo; e do subcomandante da 10ª CIPM, Leonardo Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário