sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe promove o Dia D da campanha do Novembro Azul


Em alusão ao “Dia “D” de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, aconteceu nesta quinta-feira (30), no clube AABB, ações como exames de PSA (Antígeno Específico da Próstata) e palestra para alertar a sociedade sobre a doença, e consequentemente promover a saúde para os homens. 

Durante todo o mês ocorreram diversas atividades da campanha Novembro Azul, que envolveram as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com realização de triagem e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Além disso, foram feitas também ultrassonografias na Policlínica Walter Aragão, na quarta-feira (29), atendendo 54 homens, e na próxima quarta (06) haverá mais ultrassonografias.

De acordo com o palestrante Dr. Miguel Tabosa, é de fundamental relevância a realização de campanhas de alerta e de conscientização para o câncer de próstata nos homens, uma vez que, diagnosticado precocemente as chances de cura são maiores. “É fundamental o dia de hoje, desse evento e dessa campanha, já que o câncer de próstata é uma doença frequente na nossa sociedade. Seu índice de mortalidade é alto quando não é tratado, o sucesso do tratamento depende apenas de detectar o problema na fase inicial e o índice de cura nessa fase é em torno de 90 a 95%”, comenta o médico.

Ele completou destacando a importância da prevenção. “O problema é que essa doença é insidiosa, não apresenta sintomas na fase inicial. Quando vem apresentar, o câncer já está avançado e com uma grande capacidade de se espalhar pelo corpo, por isso a importância de ir ao médico regularmente”, acrescenta Miguel.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, cerca de 300 homens participaram dessa campanha no Dia “D”, um dos que estiveram presentes para cuidar da sua saúde foi o agente comunitário de saúde João Gonçalves. Para ele, a prevenção e os exames de rotina ajudam a cuidar da sua saúde, ele sempre faz acompanhamento médico para evitar doenças mais graves como câncer de próstata.

“Temos trabalhado nesse mês de novembro não somente a prevenção do câncer de próstata, mas também a saúde do homem, tentando conscientizar essa parcela da população sobre a importância de procurar os serviços de saúde, realizar exames de rotina e prevenir sobre esse mal que afeta os homens”, comenta o secretário de Saúde Breno Feitoza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário