terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Paulo Câmara: “Temos o dever de transmitir às novas gerações a consciência cidadã e o espírito republicano de dois séculos atrás”


Dando continuidade às comemorações dos 200 anos da Revolução de 1817, momento histórico e de luta dos pernambucanos, o governador Paulo Câmara foi agraciado, nesta segunda-feira (11.12), com a Medalha Comemorativa do Bicentenário do movimento, criada com a intenção de manter viva a memória de Pernambuco. A honraria, entregue ao gestor estadual pelas mãos do líder do Governo, Isaltino Nascimento, também foi concedida a mais 23 personalidades e representantes de instituições. A cerimônia foi realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), área Central do Recife, que instituiu a medalha por meio do projeto do deputado estadual Tony Gel.

O governador Paulo Câmara ressaltou a necessidade de enaltecer a Revolução e reconhecer a coragem dos heróis do movimento pernambucano, lembrando o importante papel na formação do atual Estado democrático e autônomo. “Toda comemoração que realizarmos será pouca, quando o objetivo for louvar o movimento de 1817. Nós, pernambucanos, temos o dever cívico de transmitir às novas gerações, para que não caiam no esquecimento, a consciência cidadã e o espírito republicano conquistados aqui, dois séculos atrás”, afirmou.

Confiante na certeza de que os ideais da Revolução de 1817 continuam e continuarão presentes, como fonte de inspiração, para se pensar no futuro, Paulo destacou a revolução silenciosa e pacífica de Pernambuco por meio da educação pública. “Estamos fazendo uma revolução que fez com que um estado do Nordeste construísse a escola pública mais atrativa do País, que já vem nos recompensando com resultados que colocam Pernambuco em posição de excelência no contexto nacional. E é assim que pretendo seguir em frente na minha nobre missão: trabalhando muito, pois o que eu mais quero é oferecer uma vida melhor e mais justa para a nossa população”, cravou.

Entre os agraciados pessoa física com a medalha comemorativa estão Geralda Farias; professor Germano de Vasconcellos Coelho; Dom Fernando Saburido; Eduardo de Queiroz Monteiro; Cynthia Maria Freitas Barreto; Leonardo Dantas Silva; Tercina Maria Lustosa Barros Bezerra; Janguiê Diniz; Paulo Perez Machado; Leopoldo de Arruda Raposo; professor Gilliatt Falbo; delegada Gleide Ângelo; João Roberto Peixe Nascimento; e prefeito do Paulista, Junior Matuto.

Já as instituições homenageadas com a comenda foram Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); o Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão; Arquivo Público Estadual; Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP); Rede Globo Nordeste; Fundação Gilberto Freyre; Instituto Histórico de Caruaru; Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope); e Sociedade 21 de Setembro.

Compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente da Alepe, o deputado estadual Guilherme Uchoa; o presidente do TJPE, Leopoldo Raposo; o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro; o presidente da Câmara do Recife, vereador Eduardo Marques; e o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (representando o prefeito Geraldo Julio). Acompanharam o governador no ato os secretários Nilton Mota (Casa Civil) e Marcelo Canuto (executivo da Casa Civil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário