segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

No Recife, Álvaro Dias prega 'ruptura com o sistema'


O senador e pré-candidato a presidente pelo Podemos está de passagem pela capital pernambucana

De passagem pelo Recife para participar de um evento organizado pelo Movimento Ética e Democracia, o senador e pré-candidato à Presidência da República pelo “Podemos”, Álvaro Dias, aproveitou o domingo para visitar o Morro da Conceição, no bairro de Casa Amarela. Ladeado pelo deputado federal Ricardo Teobaldo e pelo advogado Antônio Campos, ambos filiados ao Podemos, falou sobre seus planos para “romper com o sistema”.

Na ocasião, afirmou que a sociedade brasileira buscará uma candidatura “alternativa” na eleição do ano que vem, em razão da “rejeição ao sistema atual”. “Quem vem combater o sistema atual é o quem vai se destacar. É o nosso caso porque ao longo da nossa trajetória a prioridade foi combater esse sistema”, explicou o senador.

O uso da palavra “sistema”, neste caso, tem um propósito claro. Grupos como o Movimento Brasil Livre (MBL) usam o termo para pregar a superação do modelo político-partidário vigente, fundamentado na prática de barganhas, diante do profundo desgaste da classe política.

Fundador do Podemos, partido que ainda não saiu do papel, Álvaro Dias acredita que, “no inconsciente coletivo, está surgindo um movimento que pode se tornar avassalador, que é a negação desse conceito antigo de política”. “As grandes estruturas e o conluio partidário prevalecem. O que se busca hoje é um alternativa a esse sistema. Quando se fala que o novo que se busca é o novo sistema, o novo modelo, a nova pratica e cultura politica”, comentou.

Apesar de propor a busca pelo “novo”, o senador atua no campo político há 49 anos, quando se elegeu vereador em Londrina, no Paraná. Em sua trajetória, já passou por diversos partidos, como MDB, PMDB, PST, PP, PSDB, PDT e PV. Ele já foi deputado estadual (1970), deputado federal (1974-1982), senador (1982-1986) e governador do Paraná (1986-1989). Atualmente, exerce o cargo de senador desde 1998.

Almoço

Após visitar o Morro da Conceição, Álvaro Dias participou de um almoço no Restaurante Bargaço, no Pina, que contou com a presença do João Lyra (PSDB). O o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM) também prestigiou o encontro.

Nesta segunda (04), o senador irá debater sobre “As perspectivas e Desafios do Brasil e da Região Nordeste, a partir de 2018, organizado pelo Movimento Ética e Democracia. O evento será realizado no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, a partir das 9h. (Com informações de Ulysses Gadêlha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário