sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Ministro participa de inauguração de laboratório de manufatura avançada na USP

Ministro Gilberto Kassab inaugura centro de manufatura avançada na USP. Foto: Ascom/MCTIC

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o secretário de Política de Informática do MCTIC, Thiago Camargo, participaram nesta quinta-feira (21) da inauguração da Central Multiusuário em Manufatura Avançada para Internet das Coisas, espaço do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Citi-USP), na capital paulista.

Segundo Kassab, a central multiusuário se insere no contexto da criação de ecossistemas de inovação recomendada no Plano Nacional de Internet das Coisas, a ser lançado pelo MCTIC. “Não apenas encontramos aqui hoje motivos para consolidar essa parceria, mas também conhecemos um ambiente que será inquestionavelmente um dos mais importantes dentro da nova conjuntura da internet no Brasil e no mundo.”

A central multiusuário será voltada a pesquisa e desenvolvimento em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), ao disponibilizar infraestrutura de última geração para a manufatura avançada de circuitos, dispositivos e equipamentos e o desenvolvimento de protótipos e produtos inovadores. O espaço se destina a comunidade científica, empresas incubadas, startups e outras iniciativas.

O Citi-USP tem como objetivo pesquisar, desenvolver e promover a inovação em tecnologias de informação e comunicação (TICs), com foco especial em IoT.

Cenário

IoT é a rede de todos os objetos que se comunicam e interagem de forma autônoma, por meio da internet. Isso permite o monitoramento e o gerenciamento desses dispositivos via software para aumentar a eficiência de sistemas e processos, habilitar novos serviços e melhorar a qualidade de vida das pessoas. As aplicações são diversas e incluem desde o monitoramento de saúde e a automação industrial até o uso de dispositivos pessoais conectados.

Também conhecida como Indústria 4.0, a manufatura avançada se configura como uma nova era de mudanças trazidas por tecnologias capazes de transformar rapidamente a vida no século 21. Esse movimento irreversível tem sido objeto de preocupação de diversos países, cujos governos e sociedades vêm instituindo políticas para que seus setores econômicos relevantes sejam competitivos no mercado e evitem serem excluídos da concorrência mundial.

O MCTIC lançou em 14 de dezembro o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para Manufatura Avançada no Brasil, em busca de inserir setores econômicos estratégicos na chamada 4ª Revolução Industrial. A proposta é um dos planos de ação da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), válida até 2022, e resulta de sete workshops realizados em 2016, em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário